Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2014

Barreira feita pela Justiça Federal não influencia em enchente, diz secretaria
Contenção visa impedir que água do rio invada o prédio do órgão. Moradores do Bairro Areal, em Porto Velho, se dizem prejudicados.
Barreira feita pela Justiça Federal não influencia em enchente, diz secretaria
Foto: g1.globo.com

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Porto Velho fiscalizou, nesta terça-feira (25), a barreira de contenção montada pela Justiça Federal de Rondônia, feita para impedir que a água da cheia do Rio Madeira invada o prédio localizado no Bairro Areal. O órgão informou que foi constatado que ambientalmente a barreira não influencia no aumento da lâmina d água, que, segundo moradores da região, pode impedir o escoamento e aumentar o acúmulo de água em suas casas.

De acordo com a Sema, a barreira de contenção impede que 120 mil litros de água invadam o prédio da Justiça Federal e não atinge diretamente às casas da região. Em vistoria realizada na tarde de terça, foram feitas medições, que constataram que, se a barreira for retirada, não aumentará a altura da lâmina d água, apenas a extensão em torno de 20 metros no asfalto.

Um ofício deve ser enviado ao Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) solicitando parceria em uma vistoria mais específica, com técnicos em hidrologia, para definir laudo e esclarecer aos moradores do Bairro Areal e aos funcionários da Justiça Federal sobre a situação da área.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir