Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2014

Cachorros auxiliam no trabalho do Corpo de Bombeiros de Roraima
C�es j� ajudaram a solucionar muitos casos junto com os bombeiros. Desde setembro do ano passado, a equipe conta com o novo trabalho.
Cachorros auxiliam no trabalho do Corpo de Bombeiros de Roraima
Foto: g1.globo.com

Eles s�o r�pidos e disciplinados. Trabalham para salvar vidas assim como os humanos e s�o capazes de atuar em miss�o de resgate. Esses s�o os c�es que auxiliam no trabalho do Corpo de Bombeiros de Roraima.

Desde setembro do ano passado, a equipe de busca e salvamento conta com mais dois componentes: Lya e Marley, dois cachorros, que j� ajudaram a solucionar muitos casos.

O que parece ser uma brincadeira entre c�o e dono, na verdade � um treinamento. Eles usam o faro para encontrar os objetos perdidos e assim come�am a desenvolver as habilidades no trabalho de resgate de pessoas.

O sargento do Corpo de Bombeiros Maur�cio Peixoto explicou que o treinamento orienta desde a manuten��o do cachorro at� a busca propriamente dita.

"O c�o � ensinado a encontrar pessoas pelo cheiro, portanto ele vai procurar aquilo que foi indicado a ele buscar, neste caso o odor humano", disse.

Ele acrescentou que o c�o segue um cone de odor e sai em zig-zag margeando o cone at� encontrar a pessoa perdida. Ele faz uma discrimina��o de odores. "Os c�es junto com a equipe de busca e salvamento j� resolveram muitos casos. O mais recente foi o de um corpo encontrado no munic�pio de Cant�", lembrou o sargento.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir