Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-03-2014

Papa Francisco recebe o presidente Barack Obama no Vaticano
"Sou um grande admirador", disse o chefe de Estado no in�cio do encontro. Trata-se da 1� reuni�o privada entre eles desde que Francisco foi eleito.
Papa Francisco recebe o presidente Barack Obama no Vaticano
Foto:g1.globo.com

O Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (27), no Pal�cio Apost�lico do Vaticano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no primeiro encontro privado entre os dois l�deres desde que Francisco foi eleito pont�fice, h� um ano.

"Sou um grande admirador", disse Obama ao Papa no in�cio do encontro.

Ap�s cerim�nia da Guarda Su��a, o presidente dos EUA e sua delega��o foram levados a um sal�o com afrescos onde o chefe de Estado americano e o Papa apertaram as m�os.

O primeiro Papa da Am�rica recebeu Obama de p�, na entrada de sua biblioteca privada e com certa formalidade. O presidente americano sorriu e pareceu emocionado ao encontrar
Francisco.

"Welcome, mister president" (Seja bem-vindo, senhor presidente), disse o pont�fice em ingl�s, idioma que ele n�o costuma falar.

Em seguida, dois tradutores (um religioso e uma mulher com uma pequena manta) entraram para participar do encontro, que aconteceu no escrit�rio papal, com os dois l�deres sentados um de frente para o outro.

Em sua primeira visita ao Vaticano, Obama foi recebido no p�tio de S�o Dam�sio, onde era esperado pelo prefeito da casa pontif�cia, o bispo Georg G�nswein, tamb�m secret�rio de Bento XVI (Papa em�rito que renunciou ao cargo em fevereiro de 2013).

Durante o encontro com Francisco, Obama destacou a crescente diferen�a entre ricos e pobres, tema que j� era esperado na reuni�o � al�m de assuntos pol�micos como aborto e direitos dos homossexuais.

O presidente dos Estados Unidos elogiou o Papa por sua �nfase em ajudar os pobres, e disse que o encontro poderia dar um impulso a algumas das iniciativas americanas, como aumentar a classe m�dia e ajudar a popula��o de baixa renda.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir