Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-03-2014

Mulher recebe a 1ª prótese de crânio impressa em 3D
Médicos trocam crânio de mulher por prótese de plástico impressa em 3D
Mulher recebe a 1ª  prótese de crânio impressa em 3D
google imagens

Um hospital holandês obteve com sucesso a primeira cirurgia de troca da parte superior do crânio de uma paciente por uma prótese plástica criada em impressão 3D. A mulher de 22 anos sofria de uma doença rara que engrossava o crânio de forma anormal. No caso dela, o crânio tinha 5 centímetros de espessura, quando o normal seria 1,5 centímetro.
A cirurgia foi realizada no Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda, e durou 23 horas. Próteses criadas em impressoras 3D já haviam sido usadas para substituir pares do crânio, mas esta é a primeira vez que quase toda a caixa craniana é substituída em um paciente.

O procedimento gera resultados melhores porque o uso de peças com essa tecnologia instantânea permite fazer uma reconstrução mais precisa.
"Usando a impressão 3D, podemos fazer um para o tamanho exato", explico o médico Bon Verweij, que comandou a cirurgia, em entrevista ao jornal Dutch News. "Isto não só tem grandes vantagens estéticas, mas a função do cérebro dos pacientes muitas vezes se recupera melhor do que usar."

Médicos trocam crânio de mulher por prótese de plástico impressa em 3D
Paciente tinha doença rara que fazia crânio ficar com 5 cm de espessura.
Cirurgia foi feita no Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir