Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-04-2014

Deputada destituída é impedida de entrar no Parlamento da Venezuela
Conforme previsto, o governo decidiu questionar a possibilidade de a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras investigar diferentes denúncias envolvendo a estatal.
Deputada destituída é impedida de entrar no Parlamento da Venezuela
google imagens

Em um desafio ao chavismo, a deputada opositora venezuelana María Corina Machado foi nesta terça-feira (1) à sede do Parlamento em Caracas, mas foi impedida de entrar, depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter ratificado sua destituição.
"Não desistimos, nos fizeram mais fortes, nos deram mais razões para lutar!", declarou Machado aos oficiais que impediram seu acesso, constatou um jornalista da AFP.
A deputada, que levava uma bandeira do país no pescoço e uma rosa branca na mão, tentou entrar no Congresso junto com outros 22 colegas opositores. Cerca de vinte chavistas gritaram "traidora da pátria" e "assassina", e jogaram objetos em sua direção.
A destituição "é uma evidência de que na Venezuela existe uma ditadura, é um golpe brutal na Constituição", denunciou Machado, um dos rostos mais conhecidos do setor radical da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), que conta com um terço dos 165 deputados.
A engenheira de 46 anos, que recebeu uma das maiores votações nas eleições legislativas de 2010, participou antes de uma concentração com centenas de apoiadores, em uma praça na região leste de Caracas. Os participantes gritavam "valente, valente".

O ato foi dispersado pela polícia, que usou gás lacrimogêneo.
Ao mesmo tempo, simpatizantes do governo se mobilizaram diante do Ministério Público para denunciar Machado "por traição à pátria", e fizeram uma passeata até a Assembleia "em defesa da Constituição".
Na segunda-feira (31), Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional e considerado o número dois do chavismo, tinha afirmado: "Ela não vai entrar. Não é mais deputada".
Machado é acusada de ter atuado como representante alternativa do governo do Panamá em uma reunião da OEA, violando a Constituição

Deputada destituída é impedida de entrar no Parlamento da Venezuela
Ato em praça de Caracas foi dispersado pela polícia com gás lacrimogêneo.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir