Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-04-2014

Outro forte terremoto sacode o Chile
Na ter�a (1�), tremor de magnitude 8,2 matou 6 pessoas no pa�s. USGS informou que sismo desta quarta teve magnitude 7,8.
Outro forte terremoto sacode o Chile
Foto: g1.globo.com

Outro forte terremoto sacudiu o norte do Chile na noite desta quarta-feira (2), um dia ap�s a regi�o ser sacudida por um potente tremor de magnitude 8,2. O Instituto Geol�gico dos Estados Unidos (USGS) informou que o tremor desta noite atingiu magnitude 7,8.

O terremoto, o maior de uma s�rie de tremores secund�rios ap�s o poderoso e mortal tremor de ter�a (1�) - que matou 6 pessoas no pa�s -, ocorreu �s 23h45, e foi localizado a 19 km ao sul do porto de Iquique, a uma profundidade de 20 km, de acordo com o USGS.

Cerca de 50 minutos antes, a regi�o j� havia sido atingida por um terremoto de magnitude 6,4, segundo o USGS.

N�o h�, por enquanto, relato de danos ou v�timas.

O Escrit�rio Nacional de Emerg�ncia (Onemi), ligado ao Ministerio do Interior chileno, decretou alerta de tsunami para toda a costa e regi�o norte chilenas. O alerta foi suspenso cerca de duas horas depois.

O Onemi informou que ordenou a evacua��o preventiva da zona costeira, orienta��o tamb�m suspensa cerca de duas horas depois. Barcos da regi�o pesqueira do Porto de Arica chegaram a deixar a �rea para fugir de poss�veis grandes ondas.

Por seguran�a, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, que foi a Arica nesta quarta e se hospedou em um hotel localizado perto do mar, deixou a regi�o.
Como na noite anterior, muitas fam�lias deixaram rapidamente as cidades de Arica, Iquique e Antofagasta, al�m de outras comunidades.

Segundo o Servi�o Geol�gico da Universidade do Chile, foram registrado nesta quarta mais de 100 r�plicas - a maioria de magnitude 5 - ap�s o poderoso terremoto de ter�a.


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir