Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-04-2014

Autoridade confirmam identidade de atirador em base no Texas
Atirador era o soldado Ivan Lopez, que tinha problemas de sa�de mental.
Autoridade confirmam identidade de atirador em base no Texas
G1

Autoridades de seguran�a dos Estados Unidos disseram que informa��es preliminares identificaram o soldado norte-americano que matou a tiros 3 pessoas e feriu pelo menos 16 antes de se matar, nesta quarta-feira (2), em uma base do Ex�rcito em Fort Hood, Texas. As autoridades identificaram o atirador como Ivan Lopez, que era apontado pela imprensa como o respons�vel pelo ataque.
O soldado, que tinha problemas de sa�de mental e estava em tratamento para depress�o e ansiedade, entrou em dois edif�cios da base e abriu fogo antes de ser confrontado pela pol�cia do Ex�rcito, disse o comandante de Fort Hood, general Mark Milley.

O secret�rio do Ex�rcito norte-americano, John McHugh, afirmou ainda que o psiquiatra n�o havia identificado nenhuma tend�ncia que ele matasse colegas ou cometesse suic�dio. Tamb�m n�o h� indica��es de que o soldado tivesse la�os com organiza��es extremisas.

O atirador depois deu um tiro na pr�pria cabe�a com uma pistola calibre 45, disse o comandante. O motivo ainda � desconhecido. "Neste momento n�o h� nenhum ind�cio de que este incidente esteja relacionado com o terrorismo", disse Milley em entrevista coletiva.

O atirador serviu durante quatro meses no Iraque em 2011, segundo Milley, e estava passando por avalia��o para estresse p�s-traum�tico. Ele chegou a Fort Hood, uma das maiores bases do Ex�rcito dos EUA, em fevereiro vindo de outra instala��o militar.

Esse � o terceiro caso de tiroteio em uma base militar dos Estados Unidos em cerca de seis meses, que, juntamente com uma s�rie de casos semelhantes em locais p�blicos, tais como escolas e shoppings, provocaram um debate nacional sobre os regulamentos de controle de armas.
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse ter ficado "com o cora��o partido" ao ser avisado sobre o incidente na base de Fort Hood. "N�s vamos chegar ao fundo do que exatamente aconteceu", disse Obama. "Estamos com o cora��o partido que algo como isso possa ter acontecido de novo."
O caso trouxe de volta as lembran�as da viol�ncia de 2009 em Fort Hood, quando um ex-psiquiatra do Ex�rcito matou 13 pessoas e feriu outras 32. O major Nidal Hasan gritou "Allahu Akbar", express�o em �rabe que significa "Deus � maior", durante o ataque e depois disse que queria se tornar um m�rtir. Ele foi condenado � pena de morte e aguarda uma inje��o letal.

Autoridades confirmam identidade de atirador em base no Texas


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir