Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-04-2014

Juíza determina que HC faça transplante de bebê com doença rara
Menina deve ser encaminhada para o Hospital das Clínicas. Sofia, de três meses, sofre da síndrome de Berdon.
Juíza determina que HC faça transplante de bebê com doença rara
Foto: g1.globo.com

A Justiça determinou nesta quinta-feira (3) a "transferência imediata" da pequena Sofia da Silva para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde ela deve passar por cirugia. A decisão, em caráter liminar, foi deferida pela juíza Sylvia Marlene de Castro Figueiredo, da 3ª Vara Federal de Sorocaba (SP). Sofia, de três meses, sofre de síndrome de Berdon, uma doença rara que provoca o não funcionamento do intestino, da bexiga e do estômago. Ela está internada no Hospital Samaritano, que não tem estrutura para realizar o transplante de que precisa.

De acordo com o advogado da família, Miguel Navarro, o hospital paulista deverá responder nas próximas 48 horas se poderá receber o bebê. Caso contrário, deverá emitir um documento que comprove que a cirurgia deve ser feita fora do país.

Neste período, o HC deve se responsabilizar pelo transporte, internação e avaliação preparatória da cirurgia. "É um caso muito delicado, não ouvimos ainda falar de um transplante dessa espécie realizado aqui no Brasil. Até agora essas pequenas mudanças têm sido verdadeiras conquistas, mas a vitória só vira quando a Sofia conseguir o transplante", afirma o advogado.

A família de Sofia pleiteava que ela fosse transferida para o hospital norte-americano Jackson Memorial Medical em Miami. Mas, segundo a juíza, o procedimento pode ser feito no Hospital das Clínicas. "Conforme informações do Hospital das Clínicas, disponibilizada pela rede mundial de computadores, verifica-se que o transplante multivisceral já é realizado naquela instituição, com investimentos de R$ 2,4 milhões e com a capacitação de profissionais no exterior", afirma a juíza na decisão.

Ainda de acordo a juíza, caso o HC não realize o transplante solicitado, ou não tenha condições de fazer o procedimento médico, deverá indicar qual a instituição capacitada para realizar o procedimento.

A mãe da menina, Patrícia Lacerda da Silva, conta que desde que descobriu a doença da menina, no 5º mês de gestação, pesquisou sobre o hospital de Miami, onde há um médico especializado no tratamento desse tipo de síndrome. "Eu sempre busquei as opções para que minha filha fosse curada, no começo, os médicos diziam que ela tinha expectativa de vida de alguns dias, mas agora tudo mudou e eu vou atrás do que for preciso", conta.
Para conseguir bancar a viagem até os Estados Unidos, a família criou uma campanha de arrecadação de fundos na internet.

A campanha "Ajude a Sofia" ganhou força nas redes sociais e mais de 40 mil pessoas já curtiram e compartilharam a página. Por meio de um site, o internauta também pode se cadastrar e doar um valor. A doação pode ser paga com cartões de crédito ou por boleto bancário.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir