Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 07-04-2014

Teoria e prática
"Ponham algo de si na psicanálise, não se identifiquem comigo. Tenham seu estilo próprio, pois eu tenho o meu", Jacques Lacan.
Teoria e prática
Foto: Roney Moraes

Toda a crítica é bem vinda. Neste espaço semanal procuro adaptar a teoria psicanalítica aos assuntos cotidianos, muitos, não familiarizados com alguns termos, podem até encontrar certa dificuldade em compreender um ou outro teórico. O que faço é trazer para o público a percepção da atualidade sob a ótica da investigação psicológica que tem por fim trazer à luz da consciência os sentimentos obscuros ou recalcados no inconsciente.

Como militante da Psicanálise, busco acompanhar a demanda contemporânea que nos cerca e que gera o mal-estar da atualidade, como os problemas sociais, estruturais urbanos, políticos, educacionais, saúde e outros que afligem o sujeito que procura a clínica para tratamento.
Freud procurou demonstrar que a psicanálise não era uma teoria que falava apenas da anormalidade, mas sim uma descrição do funcionamento da mente humana em geral. E Jacques Lacan vai dizer que o desejo é a essência da realidade.

É certo de que nos falta algo, por isso é que buscamos eternamente preencher este vazio. Sobreviver e reconhecer que somos faltantes nos impulsiona para além da falta. É preciso ter coragem para encarar todos os desafios ao qual estamos condenados a vê-los e vivenciá-los.

É com este espírito de busca que criamos o Núcleo de Estudos e Pesquisa Formação Freudiana (NEP). O desejo de formar e agregar novos pensadores é antigo e nasce com parcerias importantes: Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Sul do Estado (Sitesci), Meta Centro Educacional e psicanalistas, terapeutas, pesquisadores e professores capacitados e respaldados por organizações nacionalmente reconhecidas em âmbito acadêmico.

Sabemos que, dentre os problemas que afligem nossa atual civilização, a saúde pública é questão prioritária. Além dela, a violência também está na pauta das discussões dos psicanalistas. Recentemente, o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Edison Fassarela, prestigiou o Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) na reunião da Associação Psicanalítica do Espírito Santo - Apees. O encontro, que debateu o tema "A Violência e a Psicanálise", aconteceu em março, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde. Os estudos são preparatórios para o "Café Psicanalítico" que será realizado em maio. A próxima reunião será no fim de semana, dia 12 de abril.

Todas as questões do momento são cruciais à psicanálise. Os esforços em dar conta da mutável realidade cultural são verdadeiramente indispensáveis à vitalidade do campo psicanalítico. Psicanalistas contemporâneos, como Zizek, vão dizer que deveríamos ousar nos aproximar do lugar de nossa verdade. Uma verdade insuportável com a qual devemos aprender a viver.

Diante da teoria e participando da prática como vanguarda estamos cumprindo o legado deixado por Freud: "no princípio era a ação".

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir