Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2014

Cantareira bate mais um recorde histórico e atinge nível menor que 13%
Índice de 12,9% foi registrado nesta segunda-feira (7). MP vai investigar se crise do Sistema foi agravada por má gestão.
Cantareira bate mais um recorde histórico e atinge nível menor que 13%
Foto: g1.globo.com

O Sistema Cantareira bateu mais um recorde nesta segunda-feira (7) e chegou a 12,9% de seu nível total. Essa é a primeira vez na história que o índice chega a menos de 13%. As chuvas não vieram no domingo (6), o que não contribuiu para a recuperação do Sistema. A média do mês de abril é de 89,3 mm e, até agora, choveu 20,7 mm.

Luiz Ladeia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Minas Gerais, informou que a previsão é de pouca chuva para os próximos dias. "O quadro não está muito bom não, inclusive essa semana, até sexta, não tem alteração. Fica sol entre nuvens, sem perspectiva de chuvas", informou.

"Estamos visualizando queda da temperatura durante a noite, mas sem chuva. Apesar de nos primeiros dias de abril ter chovido, agora a tendência é se estabilizar", completou o meteorologista.

Para incentivar a economia de água pela população, o governo de São Paulo ampliou o desconto para 31 cidades da Região Metropolitana. A medida, válida desde 1º de abril, dá desconto de 30% na conta para quem economizar em 20% o uso de água. Antes, a proposta valia para moradores de 11 municípios de regiões abastecidas pelo Cantareira.

Investigação

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) vai instaurar esta semana um inquérito para apurar uma possível má gestão da água no estado e o descumprimento da outorga que concedeu à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) o direito de explorar o Sistema Cantareira.

A informação sobre o inquérito é do promotor do Meio Ambiente, José Eduardo Ismael Lutti. "Queremos saber se houve má gestão. Uma das principais exigências da outorga é que a Sabesp tomasse medidas para não ficar tão dependente do Sistema Cantareira", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir