Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-04-2014

Cientistas querem criar "fábrica de órgãos" para facilitar trasplantes
Pesquisadores ingleses desenvolvem narizes e orelhas em laboratório. Objetivo é ajudar pessoas que perderam órgãos após doenças.
Cientistas querem criar
Foto: g1.globo.com

Pesquisadores da University College of London, no Reino Unido, querem montar uma "fábrica de órgãos" com o objetivo de auxiliar pessoas que necessitam substituir quaisquer partes do corpo afetadas por alguma doença.

Uma das iniciativas é conduzida por Alexander Seifalian. Em 2013, ele e sua equipe produziram um nariz para um britânico, após o órgão ter sido afetado por um câncer.

O molde foi feito com a ajuda de uma solução de sal e açúcar, para imitar a textura esponjosa de um nariz real. As células-tronco utilizadas foram retiradas da gordura do paciente e cultivadas duas semanas antes de ser aplicada no órgão, implantado no antebraço do paciente até que autoridades reguladoras do Reino Unido permitam o transplante.

"É como fazer um bolo, só que usando um tipo de forno diferente", explica Alexander.

O trabalho é promissor, tanto que nesta terça-feira (8) o pesquisador se encontra com o prefeito de Londres, Boris Johnson, que vai anunciar uma iniciativa para atrair investimentos aos setores de saúde e ciência da Grã-Bretanha.

O objetivo é estimular o desenvolvimento comercial da pesquisa pioneira.

Outros cientistas, também envolvidos nesse trabalho, afirmam que a produção de determinados órgãos vai, em breve, abandonar o status de experimental.

"Estou convencida de que a engenharia de órgãos vai estar logo no mercado", afirma Suchitra Sumitran-Holgersson, professora da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e responsável por transplantes de vasos sanguíneos laboratoriais.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir