Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-04-2014

Dilma Rousseff participa de inauguração de sistema de esgotamento
Sistema de esgoto de Serraria é a principal entre as 22 obras previstas pelo Programa Integrado Socioambiental (Pisa)
Dilma Rousseff participa de inauguração de sistema de esgotamento
www.joaoalberto.com

A presidenta Dilma Rousseff discursou, na manhã desta sexta-feira (11), durante cerimônia de inauguração do sistema de esgotamento sanitário da Ponta da Cadeia, no bairro Serraria, em Porto Alegre (RS). Dilma falou sobre os programas governamentais voltados para a reforma urbana no Brasil. Ela também destacou os esforços do governo federal pata atender a faixa da população que, nos últimos anos, ingressou na classe média.

O sistema de esgotamento de Serraria é a principal entre as 22 obras previstas pelo Programa Integrado Socioambiental (Pisa), cujo objetivo é ampliar a capacidade de tratamento da capital do Rio Grande do Sul de 27% para 80%.

A previsão é que, até julho, um volume de 530 litros de esgoto por segundo seja submetido a processo de tratamento na estação. O limite será aumentado de maneira fracionada até atingir a capacidade máxima de 4,1 mil litros por segundo.

No total, o programa consumirá R$ 672,9 milhões, montante que conta com investimentos do PAC2 e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal.

Em seu discurso, a presidenta declarou que o governo federal investe cerca de 33 bilhões em obras de água e esgoto - sem contar empreendimentos em drenagem e demais processos de contenção de barragens. A presidenta lembrou ainda que houve um tempo no Brasil em que obras de saneamento urbano não eram prioridade dos governos: "Saneamento representa mais qualidade de vida para as pessoas. A obra física está enterrada. Mas as consequências desta obra atingem toda a população", declarou.

Dilma ressaltou que um grupo de mais de 42 milhões de pessoas na classe média durante os últimos anos e detalhou os investimentos do governo federal para atender esta fatia da população.

A presidenta destacou que os três componentes da reforma urbana no País são saneamento, transporte coletivo e habitação. "Sem eles, não melhora a vida nas cidades brasileiras. Por isso nosso maior investimento hoje é em habitação", afirmou Dilma, ao se referir ao recurso de R$ 200 bilhões no Minha Casa Minha Vida.

Fonte:
Portal Brasil

Dilma Rousseff participa de inauguração de sistema de esgotamento em Porto Alegre.

Sistema de esgoto de Serraria é a principal entre as 22 obras previstas pelo Programa Integrado Socioambiental (Pisa)


Fonte: http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/04/dilma-rousseff-participa-de-inauguracao-de-sistema-de-esgotamento-em-porto-alegre
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir