Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2014

Bombeiros civis querem profissão regulamentada em Santarém
Profissão já é reconhecida em todo o país. Projeto de Lei foi apresentado na Câmara Municipal.
Bombeiros civis querem profissão regulamentada em Santarém
Foto: g1.globo.com

Bombeiros civis que atuam em Santarém, oeste do Pará, procuraram a Câmara Municipal na segunda-feira (14) para garantir a criação de um Projeto de Lei (PL) que regulamenta a profissão no município. O projeto foi apresentado no plenário pelo vereador Chiquinho da Umes (PSDB) e deve ser avaliado por duas comissões de vereadores.

Após avaliação, o PL volta ao plenário para votação. A profissão de bombeiro civil já é reconhecida em vários estados brasileiros.

De acordo com o bombeiro civil Gerson Oliveira, a aprovação do projeto permitirá que os bombeiros civis possam atuar em empresas e outros ramos. "Nós vamos exigir no projeto a contratação de bombeiros civis em shows, empresas de grande porte, de risco médio, alto, com a intenção de ter esse profissional".

A profissão é regulamentada pela Lei Federal 11.901, de 12 de Janeiro de 2009. Os bombeiros civis são habilitados para atuar com prevenção e combate a incêndios em vários setores. "Não só de gerar emprego e renda, mas também para segurança do local, para garantir a segurança do trabalhador dentro das empresas, a segurança da pessoa que vai para festa. Em Santarém, infelizmente, são poucos os locais que tem bombeiros civis trabalhando, na realidade as empresas não colocam por falta de fiscalização, pela falta de uma lei como esta", ressalta Oliveira.

Segundo o autor do projeto, a atuação do bombeiro civil pode contribuir com a rotina do bombeiro militar. "Já existe em outras cidades onde a lei municipal que regulamenta e
Santarém não poderia ficar de fora. Vai ajudar, auxiliar o bombeiro militar, porque você está criando um nova categoria que realmente já está amparada pela lei federal", enfatiza o vereador Chiquinho da Umes.

Santarém conta com, aproximadamente, 500 bombeiros civis.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir