Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2014

Câmara derruba veto e aprova aula de educação no trânsito nas escolas
Autor afirma que conscientização pode diminuir número de infrações. Prefeitura informa que vai procurar as medidas legais para acatar decisão.
Câmara derruba veto e aprova aula de educação no trânsito nas escolas
Foto: g1.globo.com

Os vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente derrubaram, na sessão ordinária desta segunda-feira (14), o veto do Executivoe aprovaram a inclusão do ensino de "Educação para o Trânsito" como atividade curricular nas escolas da rede municipal. O projeto havia sido aprovado em 24 de fevereiro . Além desta decisão, houve a aprovação de mais dez projetos de lei que constavam na pauta e um outro que foi adiado por uma sessão.

O projeto de autoria do vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz, teve o veto derrubado em discussão única, mediante votação nominal de sete dos vereadores que estavam presentes durante a sessão.

A justificativa apresentada pelo idealizador é manter o que prevê o Código de Trânsito
Brasileiro, que é o ensino sobre normas e leis de trânsito nas instituições escolares. A intenção é reduzir o número de acidentes por meio da educação, pois, ainda segundo Cruz, de acordo com as estatísticas, morrem por ano vítimas de acidentes no Brasil aproximadamente 35 mil pessoas e outras 400 mil ficam feridas, ocupando 55% dos leitos hospitalares.

Sobre a queda do veto, a prefeitura informou a equipe do G1 que vai acatar a nova lei e tomar as medidas necessárias para isso, verificando o que é preciso para que seja feita legalmente a nova inserção.

Entre as propostas aprovadas pela casa de leis, entraram em discussão, com pedido de urgência, sete projetos. Nos aprovados em primeira discussão, está o que regulamenta a colocação de caçambas no centro da cidade. Na aprovação de primeira e segunda discussão, se enquadram o que dispõe de Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias para a Secretaria Municipal, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde em bairros da cidade.

Foi aprovada também a abertura de créditos especiais para a secretarias de Obras, Educação e Saúde. Também tiveram pareceres favoráveis uma nova denominação para nomes de ruas da cidade, a unificação da data comemorativa para a semana de proteção dos animais no mês de outubro e a disposição da reestruturação e organização do tratamento de saúde fora do domicílio.

O projeto que visa a normatização e imposição de regras para licença e funcionamento de ferros-velhos foi adiado a pedido do autor para emenda modificativa.
Expediente

No expediente sem votação, foram enviados ao Executivo 32 indicações de melhorias para o município. Já com votação, foram aprovados dois requerimentos de pesar, 44 congratulações e 31 providências.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir