Categoria Policia  Noticia Atualizada em 15-04-2014

Dupla é presa com armas de fogo em frente ao Complexo de Pedrinhas, MA
Polícia suspeita que homens estariam aguardando saída de um dos presos. 230 detentos foram beneficiados com saída temporária na Semana Santa.
Dupla é presa com armas de fogo em frente ao Complexo de Pedrinhas, MA
Foto: g1.globo.com

Duas pessoas foram presas em frente ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, portando armas de fogo, nesta terça-feira (15). De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é que a dupla estivesse aguardando um dos detentos beneficiados com saída temporária para o executarem na saída do presídio.

Os homens identificados como Douglas Silva dos Santos e José Carlos Pereira Brito estiveram recentemente presos em Pedrinhas.

Ao todo, 230 presos foram beneficiados com a saída temporária no feriado da Semana Santa, autorizada pela Justiça. A medida foi concedida por meio da portaria assinada pelas juízas Ana Maria Almeira Vieira e Sara Fernanda Gama, titular e auxiliar da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, respectivamente. O retorno deve acontecer até as 18h do dia 21 de abril.

"Recebemos a informação de que grupos rivais estariam ali para fazer acerto de contas. Ficamos por lá e, quando observamos um pessoal em atitude surpresa em um mesmo veículo, fizemos a prisão. Na hora da revista foram detectadas duas armas. A questão é de rixa, de briga entre desafetos", afirmou o comandante do Batalhão de Choque da PM, tenente-coronel Raimundo Sá.

A dupla foi encaminhada para o 12º Distrito Policial, em Pedrinhas.

Na noite dessa segunda-feira (14), um preso identificado como André Valber Mendes, de 26 anos – que cumpria pena pelo crime de assalto –, foi encontrado enforcado no Pavilhão Delta do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Com mais essa morte no local, a terceira desde sábado (12), sobe para sete o número de óbitos na penitenciária este ano. Em todo o Maranhão, já são dez detentos mortos em 2014.

No último fim de semana, o detento Wesley Sousa Pereira, de 23 anos, foi achado sem vida no Presídio São Luís I, enquanto João Altair Oliveira Silva, de 18, morreu na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), ambas unidades prisionais do Complexo de Pedrinhas.

Outras mortes recentes foram registradas no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês, na CCPJ do Anil e em uma cela do Presídio Jorge Vieira, no município de Timon, a 450 km de São Luís. De acordo com os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já passa de 60 o número de detentos assassinados em Pedrinhas desde o início de 2013.

No dia 21 de março, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) do estado pediu a prorrogação, por mais seis meses, do prazo da situação de emergência no sistema carcerário. Segundo a secretaria, apesar das medidas tomadas no último semestre, vários problemas ainda precisam ser solucionados. O Maranhão decretou emergência no sistema prisional em outubro do ano passado, diante de uma crise que começou com motins e rebeliões, agravando-se com as violentas mortes dentro dos presídios.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir