Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2014

Jornalista dinamarquês desiste de cobrir Copa e conta decepção na web
"Sonho se transformou em pesadelo", diz no Facebook. Dinamarquês visitou em Fortaleza e fez denúncias sobre crianças de rua.
Jornalista dinamarquês desiste de cobrir Copa e conta decepção na web
Foto: g1.globo.com

O jornalista dinamarquês Mikkel Jensen afirma ter passado por uma preparação de dois anos e meio para cobrir a Copa do Mundo 2014 no Brasil, mas cinco meses depois de desembarcar no Brasil, em setembro de 2013, desistiu, segundo o desabafo deixado pelo profissional no Facebook em 14 de abril. "O sonho se transformou em um pesadelo" ao perceber o que chamou de "consequências da Copa".

No texto, Mikkel afirma ter documentado diversas ações relacionadas ao evento, como remoções, PMs nas comunidades, corrupção e projetos sociais fechando. "Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu – um gringo e também uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar", disse ele.

Em março, o rapaz decidiu visitar Fortaleza, a cidade mais violenta a receber partidas da
Copa do Mundo segundo pesquisa divulgada pela ONU. Na cidade, afirmou ter descoberto "consequências" ainda mais graves. "Fiquei sabendo que algumas [crianças de rua] estão desaparecidas. Muitas vezes, são mortas quando estão dormindo a noite em área com muitos turistas. Por que? (sic) Para deixar a cidade limpa para os gringos e a imprensa internacional? Por causa de mim?", questionou.
Mikkel Jensen conta ter conhecido um adolescente de 13 anos, morador de rua, cujo o único bem eram os amendoins. Um jovem que, apesar de se um alvo da suposta limpeza, o comoveu.

"Quando nos encontramos ele me ofereceu tudo o que tinha, ou seja, os amendoins. Esse cara, que não tem nada, ofereceu a única coisa de valor que tinha para um gringo que carregava equipamentos de filmagem no valor de R$10.000, 00 e uma Master Card no bolso. Incredível (Sic)".

O jornalista, no desabafo, recusa-se a ser o motivo de risco para vida do jovem e de outros. Por este motivo, decidiu deixar o Brasil, desistindo do sonho de cobrir a Copa do Mundo. Mas antes de ir, divulgou o relato no Facebook, usando uma foto em seu perfil onde segura uma placa cobrindo parcialmente o rosto. A placa diz "o gringo que viu o que os gingo não devem ver". O relato já tem quase 25 mil compartilhamento, 11 mil curtidas e a maior dos comentários são de brasileiros, que apoiam a decisão do jornalista, parabenizam-no e agradecem por divulgar a "realidade" do país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir