Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-04-2014

Renzi anuncia redução de impostos e muitos cortes na despesa
O jovem primeiro-ministro de Itália
Renzi anuncia redução de impostos e muitos cortes na despesa
REMO CASILLI/REUTERS

SOFIA LORENA

A partir de Maio, os dez milhões de italianos com salários mais baixos vão pagar menos 80 euros de impostos, ao mesmo tempo que administração pública se prepara para cortar milhares de milhões em despesa e 600 milhões de euros em salários. São as medidas anunciadas por Matteo Renzi e descritas pelo jovem primeiro-ministro de Itália como "revolucionárias" e visando estimular o crescimento e "devolver a confiança" aos italianos.

Para além dos 80 euros a menos nos impostos do que ganham entre 8000 e 26.000 euros por mês, há uma redução geral de 10% nos impostos sobre o trabalho. "É uma revolução estrutural. Pela primeira vez, o Estado vai redistribuir o seu dinheiro aos italianos", afirmou o chefe de Governo de 39 anos numa conferência de imprensa durante a qual as medidas anunciadas iam sendo publicadas no Twitter do Governo.

"Está a acontecer uma coisa extraordinária: estamos a devolver aos cidadãos um dinheiro que é deles. E estamos a conseguir fazê-lo apertando o cinto à administração", repetiu o ex-presidente da câmara de Florença, que chegou ao Governo no final de Fevereiro e que a 12 de Março fez uma série de promessas que agora começa a concretizar em medidas.

Ao todo, os orçamentos das administrações locais, regionais e dos ministérios vão sofrer cortes de 2,10 mil milhões de euros, incluindo 400 milhões só no Ministério da Defesa – uma grande fatia de poupança, 150 milhões de euros, virá do programa de aquisição de um lote de caças F35, anunciou o primeiro-ministro. Cada visado terá 60 dias para decidir como realizar estes cortes "de forma inteligente"; se falharem o prazo, o Governo tratará de decidir onde cortar, avisou Renzi.

Para além disso, o Governo espera recuperar 900 milhões de euros com medidas de "sobriedade" no sector público: o limite de cinco viaturas por ministério e a abolição das tarifas postais especiais para os partidos durante as campanhas eleitorais são duas das medidas previstas. Outra ideia é a introdução de um máximo de 240 mil euros anuais para os salários dois dirigentes das empresas públicas.

O Governo espera ainda recuperar 300 milhões de euros na luta contra a evasão fiscal e vai obrigar as autoridades (câmaras e administração central) a publicar online as suas despesas. "Os cidadãos têm de saber não só quanto mas como é gasto o dinheiro da administração. Vamos publicar até quanto custam os telemóveis dos assessores. Isto é uma revolução", sublinhou Renzi.

Estas medidas, aprovadas em conselho de ministros na sexta-feira, ainda têm de passar no Parlamento italiano. Em período de pré-campanha eleitoral para as eleições europeias de 25 de Maio, as reacções dos partidos da oposição não surpreenderam. Num comunicado, o Movimento 5 Estrelas descreveu as medidas que devem financiar a redução de impostos como "palavras vazias", enquanto a direita da Força Itália só ouviu do primeiro-ministro "uma grande confusão".

As últimas sondagens mostram que o Partido Democrático, o centro-esquerda de Renzi, continua a liderar as intenções de voto, com 34%. Mas a subir está o 5 Estrelas, do ex-comediante Bepe Grillo, que com 23,5% deixou para trás a Força Itália, ainda liderada por Silvio Berlusconi, que tem apenas 18,9%.

Renzi anuncia redução de impostos e muitos cortes na despesa
Primeiro-ministro italiano não tem tempo a perder: a diminuição dos impostos para os salários mais baixos estará em vigor já no próximo mês.


Fonte: http://www.publico.pt/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir