Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 20-04-2014

Equipes de resgate desistem de buscas no Everest
Neve de avalanche que deixou 13 mortos � registrada no Monte Everest.
Equipes de resgate desistem de buscas no Everest
novojornal.co.ao

Equipes de resgate desistiram neste domingo (20) de procurar os tr�s guias sherpa desaparecidos, dois dias depois que o acidente mais mortal no Monte Everest, no Nepal, matou pelo menos 13 pessoas e chocou o mundo do alpinismo.

Neve e enormes peda�os de gelo desceram pela perigosa e cheia de fendas Geleira de Khumbu na sexta-feira (18), enquanto guias carregavam suprimentos para os acampamentos mais altos de alpinistas estrangeiros que estavam tentando alcan�ar o pico da montanha mais alta do mundo.

Buscas de helic�pteros e equipes de resgate que vasculharam a regi�o em terra na sexta-feira e no s�bado n�o encontraram nenhum sinal dos homens, que os agentes acreditam que desapareceram nas fendas ou ficaram presos debaixo da neve enquanto preparavam o caminho para os alpinistas.
"Cancelamos a opera��o de busca. N�o � poss�vel encontrar as tr�s pessoas desaparecidas, vivas ou mortas", disse Lakpa Sherpa, da Opera��o de Resgate do Himalaia, falando do acampamento-base, ponto de partida para as expedi��es ao Everest.

Os helic�pteros usados nas buscas e para transportar os corpos da montanha foram chamados de volta para Katmandu, disse um porta-voz do Ex�rcito. O n�mero oficial de mortos permaneceu em 13.

As equipes de resgate levaram seis corpos do acampamento-base para Katmandu, no fim de semana, e os mantiveram em um mosteiro budista sherpa, de acordo com a tradi��o. O resto dos corpos foi entregue aos familiares na regi�o de Solukhumbu, onde ocorreu o acidente.
"Os corpos ser�o retirados do monast�rio e cremados separadamente, de acordo com a tradi��o sherpa, na segunda-feira", disse Ang Tshering Sherpa, da Associa��o de Montanhismo do Nepal.

Os sherpas s�o um grupo �tnico do Nepal e ajudam os estrangeiros a escalar os picos do pa�s desde antes de Sherpa Tenzing Norgay e o neozeland�s Sir Edmund Hillary se tornarem os primeiros a chegar ao pico, em 1953.

Pausa nas expedi��es?
O acidente chamou a aten��o sobre os riscos que os sherpas correm e sobre a superlota��o do Everest, onde o n�mero de acidentes fatais tem aumentado nas �ltimas d�cadas, embora tenha diminu�do no ano passado.

O governo emitiu 334 autoriza��es nesta temporada, contra 328 no ano passado, com um n�mero igual de guias assistentes que, frequentemente, fazem trabalhos perigosos, como fixa��o de cordas e escadas para tornar a montanha mais segura para seus clientes.

Chocados e desmoralizados pelo acidente, v�rios guias sherpa pediram que a montanha de 8.850 metros seja fechada para expedi��es durante a popular temporada de escalada que dura todo o m�s de maio deste ano como um sinal de respeito aos mortos.

"Eu me sentiria melhor se todas as expedi��es deste ano fossem canceladas por causa das 15 a 20 pessoas que morreram. Seria um gesto de respeito a eles. Se todos os guias sherpas fizessem isso, resolveria o problema. Al�m disso, o governo do Nepal deveria tentar convencer a equipe da expedi��o assim como as equipes de trekking", disse o guia Jyagba Sherpa, falando em Katmandu.

No entanto, alguns guias sherpas s�o contra o fechamento do Everest nesta temporada porque as expedi��es s�o as principais fontes de trabalho deles, que arrecadam at� US$ 5 mil d�lares por ano em um pa�s com renda anual m�dia de apenas US$ 700.

O governo, que depende em grande parte das expedi��es, disse que a decis�o cabia aos sherpas.

"N�s emitimos permiss�es de escalada. Portanto, n�o podemos pedir a ningu�m para n�o subir. Do mesmo modo, tamb�m n�o podemos for�ar ningu�m a subir", disse Tilakram Pandey, do Minist�rio do Turismo.

Equipes de resgate desistem de buscas por desaparecidos no Everest
Treze pessoas morreram em avalanche no Nepal.
Tr�s guias sherpas ainda n�o foram encontrados

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir