Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-04-2014

REPORTAGEM ESPECIAL: Marataízes cidade em ruínas 1ª parte
Este mês estamos realizando a convite do site Maratimba.com, uma série de reportagens especiais acerca do estado de conservação de obras de infraestrutura recentemente edificadas no balneário de Marataízes.
REPORTAGEM ESPECIAL: Marataízes cidade em ruínas 1ª parte
Foto: www.maratimba.com

Percorreremos diversos bairros, visitaremos e verificaremos ao vivo, sobretudo, a situação física das diversas obras iniciadas nos últimos anos, mas também adentraremos na questão legal, orçamentária e modelos licitatórios destas obras, enfim, procuraremos demonstrar o mais fielmente possível como está sendo aplicado o dinheiro de cada um de nós pelos administradores da cidade de Marataízes.

Nossa primeira incursão é no bairro da Barra, um dos mais importantes em termos de economia para a cidade, pois agrega o maior número de empresas, bem como também é um dos mais populosos.

Na Barra há várias obras a serem visitadas, mas escolhemos como primeira a Praça de Esporte da Praia da Barra. Escolhemos esta obra pois diversas pesquisas apontam que o principal setor de atratividade e alavancamento econômico da cidade é o turismo, e teoricamente esta obra se insere neste contexto.

Desde 1997 se discute municipalmente a urbanização da praia da Barra, mas foi em 2010, que o governo local anunciou definitivamente e com muita pompa que iria realizar a revitalização da parte norte da praia da Barra, prometendo para tanto, investir algo em torno de 450 mil reais oriundos de recursos próprios da Prefeitura.

Fora prometido a demolição do que restava de uma antiga quadra cimentada e também de parte do irregular piso do calçadão. No lugar daqueles surgiria, construídos com materiais adequados a salinidade da região, uma arena esportiva composta por quadra poliesportiva alambrada, quadra de basquete de rua, pista de skate, pergolato com área de confraternização dotada de espaço para jogos de mesas, bicicletário, ampla passarela em madeira Paraju, arborização com coqueiros e pavimento em Pavi-s.

Havia ainda a promessa de que todo projeto seria desenvolvido de modo a possibilitar o pleno acesso aos deficientes físicos e cadeirantes, tanto à Praça, quanto a areia da praia.

Em outubro de 2011, a obra foi entregue a população, parcialmente é verdade, pois faltavam os coqueiros, a passarela em madeira e principalmente, faltava à obra, materiais adequados à região. Além disso, outros itens faltantes e aparentemente não incluídos no projeto, chamaram a atenção a época da inauguração, pois não havia instalação sanitária, lixeiras, e os atrativos existentes não eram adequadamente adaptados a deficientes e não havia também legislação de proteção ao atrativo.

Mas, pior que todas essas constatações, foi a reportagem verificar in-loco, que atualmente, a outrora chamada Praça de Esportes da Barra, durou pouco, teve vida útil muito curta, durou pouco mais de 2 anos.

Hoje quem vai ao local, o que vê são pedaços de obras; ferros enferrujados para todos os lados onde deveria existir alambrados, traves de basquete e cercas de proteção. O local virou um verdadeiro centro de proliferação de tétano e outros riscos mais graves para idosos e crianças.

Após 02 anos, o que restou no local não é muito diferente do que lá existia antes da reforma, de modo que 450 mil reais foram gastos em uma obra que durou apenas dois anos.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir