Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-04-2014

Dilma elogia EUA por reduzirem controle da Internet
A presidente Dilma Rousseff participa da abertura da NETMundial, uma confer�ncia sobre o futuro da governan�a da Internet, em S�o Paulo, nesta quarta-feira.
Dilma elogia EUA por reduzirem controle da Internet
REUTERS/Nacho Doce

Por Esteban Israel

S�O PAULO, 23 Abr (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff elogiou nesta quarta-feira a iniciativa dos Estados Unidos de reduzirem o controle sobre a Internet e pediu uma rede mais democr�tica e transparente, ainda na esteira do esc�ndalo de espionagem da Ag�ncia de Seguran�a Nacional norte-americana (NSA).

Em discurso na abertura de uma confer�ncia global proposta por Dilma sobre como governar uma Internet mais segura e menos concentrada nos EUA depois das revela��es de que ela e outros l�deres mundiais foram espionados pela NSA, a presidente defendeu que a governan�a global da rede seja "multissetorial, multilateral, democr�tica e transparente".

"A Internet que queremos s� � poss�vel em um cen�rio de respeito aos direitos humanos, em particular � privacidade e � liberdade de express�o", disse Dilma.

"Sa�do a inten��o do governo dos Estados Unidos, recentemente anunciada, de substituir seu v�nculo institucional com a Autoridade para Atribui��o de N�meros da Internet (Iana) e a Corpora��o da Internet para Designa��o de Nomes e N�meros (Icann) por uma gest�o global dessas institui��es", acrescentou Dilma, referindo-se aos organismos sediados em solo norte-americano a cargo da atribui��o de dom�nios e endere�os na Internet.

No ano passado, revela��es do ex-analista da NSA Edward Snowden de que os EUA espionavam usu�rios da Internet com programas secretos resultaram num clamor mundial pela redu��o do controle norte-americano sobre a rede que hoje conecta um ter�o da popula��o mundial.

Dilma, cujos emails e telefonemas pessoais foram alvo da NSA, de acordo com documentos vazados por Snowden, disse que a vigil�ncia em larga escala da Internet � inaceit�vel.

"No Brasil, cidad�os, empresas, representa��es diplom�ticas e a pr�pria Presid�ncia da Rep�blica tiveram suas comunica��es interceptadas. Esses fatos s�o inaceit�veis. Eles atentam contra a pr�pria natureza da Internet - democr�tica, livre e plural", afirmou.

Na abertura da confer�ncia NETmundial, Dilma assinou o Marco Civil da Internet, legisla��o pioneira que garante a privacidade e a neutralidade da rede no Brasil e que foi aprovada pelo Senado �s pressas na ter�a-feira.

Espera-se que autoridades governamentais, executivos da ind�stria e acad�micos de todo o mundo que participam do evento de dois dias em S�o Paulo definam uma s�rie de princ�pios para refor�ar a privacidade e ao mesmo tempo preservar o car�ter autorregulador da rede.

Eles tamb�m ir�o debater como governar a Internet depois que o governo dos EUA ceder a administra��o da Icann em setembro de 2015, uma decis�o que evitou uma demoniza��o dos Estados Unidos na confer�ncia e abriu caminho para uma discuss�o frut�fera, disseram os participantes.

As resolu��es do encontro n�o s�o obrigat�rias e provavelmente ter�o pouco ou nenhum impacto na maneira como bilh�es de pessoas em todo o mundo usam a Internet.

Mas o Brasil espera que a c�pula estabele�a as bases de uma discuss�o global mais ampla sobre como conseguir uma rede mais transparente e inclusiva.

A NETmundial enfrenta o desafio de encontrar um meio termo entre governos e empresas com vis�es muito diferentes.

Empresas da Internet como Google e Facebook temiam que o encontro resultasse em uma regula��o mais r�gida, que veem como uma amea�a � expans�o e � inova��o.

Mas estes temores foram apaziguados por um rascunho que prop�e a governan�a da Internet por meio de m�ltiplas partes -- de governos e empresas a acad�micos, t�cnicos e usu�rios particulares.

Dilma elogia EUA por reduzirem controle da Internet

Fonte: http://br.reuters.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir