Categoria Policia  Noticia Atualizada em 24-04-2014

Polícia diz que traficante tem relação com tiros na noite da morte de DG
Pitbull chefiou o tráfico da Favela Pavão-Pavãozinho antes da pacificação. Ele está foragido do sistema penitenciário desde julho de 2013.
Polícia diz que traficante tem relação com tiros na noite da morte de DG
Foto: g1.globo.com

O delegado titular da 13ªDP (Ipanema), Gilberto Cardoso, disse ao G1 que o traficante Adauto do Nascimento Gonçalves, conhecido como Pitbull, teve "relação direta" com a troca de tiros na Favela Pavão-Pavaozinho, em Copacabana, na madrugada de terça-feira (22). O tiroteio entre PMs e suspeitos teria ocorrido no mesmo intervalo de tempo em que o dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, foi baleado na comunidade. Pitbull foi um dos chefes do tráfico da favela antes da pacificação e está foragido.

"Ele teve relação direta com o tiroteio na madrugada de terça-feira, durante o confronto com PMs no Pavão-Pavãozinho", confirmou o delegado.

A morte de DG provocou um protesto na tarde e noite de terça-feira nas ruas de Copacabana. Durante a manifestação, carros foram queimados, lojas e a sede da UPP do Pavão-Pavãozinho foram depredadas e um outro homem morreu atingido por disparos de arma de fogo.
Sobre o protesto, o delegado informou ainda que a participação de criminosos na ação, incluindo o Pitbull, está sendo investigada. "Se ele ajudou a incitar ou não o protesto, ainda estamos investigando", disse.

Foragido desde 2013

Adauto, de 34 anos, está foragido do sistema penitenciário desde o dia 6 de julho de 2013. O Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 1 mil por informações que levem à captura dele.
Segundo informações do Disque-Denúncia, Pitbull retornou ao controle do tráfico na parte alta da favela, conhecida como Vietnã, depois da prisão, em outubro de 2013, de Anderson Camilo Fortunato, o Batoré, em outubro de 2013. Antes de retornar à Copacabana, de acordo com a polícia, Pitbull estava refugiado na Favela do Dique, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Ele foi preso em 2008 em casa, desarmado, durante uma operação policial no Pavão-Pavãozinho. Ele apresentou um crachá de vigia de uma empreiteira que realizava obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na comunidade. Na época, a polícia tinha localizado o traficante no dia anterior, num bar da favela. Mas a polícia só conseguiu um mandado de prisão contra ele dez horas depois de encontrá-lo, segundo o Disque-Denúncia.
Na ocasião da prisão do traficante, a polícia recebeu informações de que Pitbull teria recebido ajuda de uma facção criminosa de São Paulo para trabalhar como supervisor nas obras do PAC.

Preso por tráfico de drogas, ele cumpria pena no Instituto Penal Edgard Costa, em Niterói, na Região Metropolitana. E após ter a regressão da pena e passar para o regime semiaberto, o traficante saiu para a visita periódica ao lar e não mais voltou. Segundo a polícia, ele se refugiou em Duque de Caxias.

Pitbull é suspeito de, em outubro do ano passado, ter comandado uma intensa troca de tiros com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Pavão-Pavãozinho. Ele é um dos principais alvos de inquérito da 13ª DP (Ipanema) que investiga o tráfico na favela e que pode levar a outros integrantes do grupo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir