Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-05-2014

Bombeira luta por transplante de medula: "Corrida contra o tempo"
Amigos lan�aram campanha na internet para encontrar doador compat�vel. Soldado foi diagnosticada com leucemia em mar�o de 2013, em Jata�, GO.
Bombeira luta por transplante de medula:
Foto: g1.globo.com

Uma pessoa que sempre salvou vidas agora precisa de ajuda para salvar a pr�pria vida. Essa � uma das mensagens da campanha que circula nas redes sociais para tentar encontrar um doador de medula �ssea compat�vel para a soldado do Corpo de Bombeiros Suzeli Ferreira de Oliveira, de 29 anos, que integra a corpora��o desde 2010, em Jata�, no sudoeste de Goi�s. "� uma corrida contra o tempo", disse a bombeira ao G1.

Ela foi diagnosticada com Leucemia Linf�ide Aguda (LLA) em mar�o de 2013. De acordo com Suzeli, n�o houve muitos sintomas aparentes. "Eu apenas me sentia fraca durante as ocorr�ncias e isso foi ficando mais frequente", relatou.

A doen�a � provocada por uma produ��o anormal de leuc�citos, c�lulas de defesa respons�veis pelo combate e elimina��o de estruturas qu�micas estranhas ao organismo. O tratamento com quimioterapia durou at� novembro do ano passado e obteve bons resultados.

Desde ent�o, Suzeli fazia apenas acompanhamento m�dico, al�m de tomar os medicamentos necess�rios.

Por�m, no in�cio de abril deste ano, a leucemia retornou, e de maneira mais agressiva. Por
isso, agora a �nica esperan�a de cura � conseguindo um doador de medula �ssea compat�vel.

A chance de compatibilidade � de uma a cada 1 milh�o de pessoas, segundo a soldado. "� o extremo: antes eu corria para salvar a vida das pessoas que nos chamavam. Hoje eu preciso correr para salvar a minha", disse Suzeli, sem desanimar.

N�o desanimar, ali�s, � uma das principais caracter�sticas que todos que convivem com Suzeli ressaltam. "Quem tem a oportunidade de conhec�-la j� se encanta imediatamente com o sorriso dela. E em nenhum momento ela se d� por vencida, mesmo com essa doen�a que ataca o organismo de maneira t�o forte", disse a amiga e tamb�m bombeira Nath�llya Queiroz.

Campanha

Depois que n�o foi poss�vel encontrar um doador entre os parentes, os cerca de 50 bombeiros de Jata� se solidarizaram com a causa e todos se cadastraram no banco de doadores de medula �ssea. O exemplo est� sendo seguido por colegas de Suzeli em v�rias cidades do estado e ganhou apoio da popula��o. "Membros da corpora��o em outras cidades tamb�m j� fizeram o cadastro e estamos contando com o apoio de policiais militares, que est�o fazendo o teste de compatibilidade com a soldado Suzeli", disse o tenente-coronel dos bombeiros Leonardo Rodrigues de Afonseca.

A campanha lan�ada pelos amigos e familiares tamb�m foi atingiu as redes sociais e est� tomando propor��es que nem a pr�pria soldado imaginava ser poss�vel. "Tem mensagens do pa�s inteiro de pessoas querendo me ajudar, dizendo que j� se cadastraram no banco de doadores. A cada mensagem que chega � como se fosse um passo mais pr�ximo da cura. � o que tem me dado �nimo, ver que n�o estou lutando sozinha", disse a bombeiro.

Ela se diz feliz ainda porque sabe que quanto maior o n�mero de doares cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores Volunt�rios de Medula �ssea (Redome), maior ser� a chance de outras pessoas que t�m doen�a tamb�m se salvarem. "A campanha foi estruturada em cima da soldado Suzeli, mas tamb�m vai beneficiar a todos que precisam de transplante de medula no pa�s, pois estamos ajudando a aumenta o n�mero de candidatos cadastrados", disse o tenente-coronel Afonseca.

Suzeli afirma que uma das coisas mais legais de toda essa campanha na internet � difundir informa��o para o m�ximo de pessoas e aumentar o n�mero de pessoas cadastradas no banco de doa��o de medula �ssea. "As pessoas n�o t�m muita informa��o sobre o processo, acham que � como se fosse doar um �rg�o, que vai fazer falta para elas futuramente, e n�o tem nada disso", explicou.

O primeiro passo � realizar o cadastro para saber se o candidato � geneticamente compat�vel com a pessoa que precisa da doa��o. Para isso, � preciso ter entre 18 e 54 anos e preencher um formul�rio com os dados pessoais nos hemocentros municipais. Em Goi�s, � poss�vel se cadastrar no Hemocentro de Goi�nia, Catal�o, Ceres, Rio Verde e Jata�.

Ap�s responder ao formul�rio, ser� coletada uma pequena amostra de sangue, entre 5 ml e 10 ml para fazer o teste de compatibilidade. Todo o processo dura cerca de 20 minutos. A partir desse momento, o candidato far� parte do Registro Brasileiro de Doadores Volunt�rios de Medula �ssea e pode ajudar pacientes que precisam do transplante em todo o pa�s.

Em caso de compatibilidade, ser�o feitos exames complementares e para realizar a doa��o. No procedimento, a medula �ssea � retirada do interior do osso da bacia, por meio de pun��es e sob anestesia. O doador se recupera em 15 dias e o organismo tamb�m rep�e a medula doada em poucos dias.

"� um pequeno gesto que mostra que n�o precisa ser bombeiro, ser graduado ou ser m�dico para salvar vidas. Qualquer um � capaz", diz Suzeli.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir