Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-05-2014

Afeganistão - Confirmadas 300 mortes por deslizamento.
As equipes de resgate concluíram as buscas por sobreviventes neste sábado.
Afeganistão - Confirmadas 300 mortes por deslizamento.
Foto: Shah Marai/AFP

O governador da província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão, confirmou neste sábado (3) a morte de 300 pessoas, depois da conclusão das operações de busca por sobreviventes do deslizamento de terra que soterrou uma aldeia dessa região na sexta-feira. "Temos uma lista de 300 mortes confirmadas", declarou a jornalistas o governador Shah Waliulah Adeeb.

O vice-governador, Mohamad Bedar, indicou que o número total de vítimas "não vai superar os 500 mortos". "Não podemos continuar as operações de busca e salvamento (de eventuais sobreviventes) porque as casas estão enterradas sob metros de terra", acrescentou Adeeb.

A tragédia aconteceu no distrito de Argo da província de Badakhshan, uma região pobre e montanhosa localizada na fronteira com Tadjiquistão, China e Paquistão. É uma província que passa por relativa tranquilidade desde o início da invasão militar americana em 2001, mas um aumento das atividades do Talibã tem sido registrado nos últimos anos.

Uma avalanche com toneladas de lama e pedras foi causada pela chuva torrencial, descendo por um vale até a localidade de Aab Bareek, onde viviam centenas de famílias.

"Dois deslizamentos sucessivos com intervalo de 1 hora atingiram a vila de Aab Bareek", relatou o vice-governador. "Uma montanha despencou na vila. A maioria dos que estão desaparecidos tinha se reunido em duas mesquitas para realizar as orações de sexta-feira. O segundo deslizamento afetou os moradores que tinham ido ajudar", acrescentou.

Confirmadas 300 mortes por deslizamento no Afeganistão. Buscas são concluídas

As equipes de resgate concluíram as buscas por sobreviventes neste sábado.


Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir