Categoria Policia  Noticia Atualizada em 10-05-2014

Exército coloca mais de 4,5 mil homens para combater tráfico
Entrevista coletiva sobre a Operação Ágata
Exército coloca mais de 4,5 mil homens para combater tráfico
Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado

THIAGO GOMES

As Forças Armadas iniciaram hoje pela manhã, em todo o País, a oitava edição da Operação Ágata. Na área oeste, que engloba as fronteiras junto ao Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, são mais de 4.500 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica, empenhados no patrulhamento de 4.200 quilômetros. Nestes dias de operação, dentro do contexto de planejamento de segurança para a Copa do Mundo, as forças militares estarão voltadas para a repressão aos chamados crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas e armas, além do contrabando e mesmo os delitos ambientais.

Em entrevista coletiva, na manhã de hoje, no Comando Militar do Oeste (CMO), o responsável pela operação na região, general de exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, acompanhado por representantes das outras forças e órgãos de apoio, apresentou os detalhes da mobilização.

A Marinha empregará, durante toda a Ágata, navios patrulha fluvial e de assistência hospitalar, helicópteros UH-12 (Esquilo), lanchas, balsas e agências escola flutuantes. Participam da operação os distritos navais das cidades envolvidas; capitanias, agências, delegacias e destacamentos fluviais; e grupamento de fuzileiros navais.

Já o Exército atuará no período da operação com efetivo de brigadas e batalhões de Infantaria de Selva, de Fronteira e Mecanizado; além de unidades militares de Engenharia, Cavalaria, Logística, Aviação e Comunicações e Guerra Eletrônica. A Força Terrestre desenvolverá ações de bloqueios de rodovias montados em pontos estratégicos nas áreas de ação delimitadas na Ágata.

No caso específico da FAB, o planejamento está a cargo do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra),que participará com logística de transporte, além de reforço no patrulhamentol e controle do espaço aéreo.

Exército coloca mais de 4,5 mil homens para combater tráfico e contrabando na fronteira
Reforço faz parte do plano de segurança para a Copa do Mundo; ação começou nesta manhã

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir