Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-05-2014

Sobe para 14 mortos e 200 resgatados em naufrágio
Imagem de arquivo de uma operação de socorro a imigrantes em Lampedusa
Sobe para 14 mortos e 200 resgatados em naufrágio
AFP

Pelo menos 14 pessoas morreram esta segunda-feira no naufrágio de uma embarcação cheia (calcula-se que estavam a bordo mais de 400 pessoas, os números oficiais ainda não são conhecidos) de imigrantes ilegais ao largo da costa da Líbia, já perto da ilha italiana de Lampedusa, anunciou a agência de notícias italiana Ansa.

De acordo com a Marinha e com Guarda Costeira italiana, cerca de 200 pessoas foram resgatadas com vida.

O naufrágio ocorreu às 12h (hora portuguesa) a 160 km a sul da ilha italiana de Lampedusa e a 80 km ao largo da costa da Líbia, disse o comandante da Marinha italiana à agência francesa AFP.

"Foram resgatadas 200. Enviámos um aviso aos navios mercantes e de cruzeiro perto da área e dois estão no local ", disse à AFP um porta-voz da guarda costeira.

A embarcação foi detectada no início da tarde por um avião de patrulha da Guarda Costeira sobre o Canal da Sicília. Um navio mercante foi o primeiro a chegar ao local.

Um porta-voz da Marinha da Líbia, o coronel Ayoub Kassem, disse à AFP que a Líbia estava ciente da tragédia, mas que não pôde participar nas buscas de salvamento. "Não temos meios suficientes para ajudar neste naufrágio, que ocorreu em águas internacionais, longe da nossa costa."

As autoridades líbias anunciaram no domingo outro naufrágio em que morreram pelo menos 36 pessoas e onde despareceram outras 42. Esta embarcação transportava também imigrantes ilegais. Segundo o testemunho de sobreviventes, o barco transportava cerca de 130 imigrantes do Mali, Senegal, Gâmbia, Camarões, Burkina Faso e outros países africanos.

A Líbia é um país de passagem para centenas de milhares de africanos que tentam, todos os anos, chegar à Europa. Chegados à Líbia são colocados em barcos clandestinos, com os quais tentam fazer a perigosa travessia do Mediterrâneo para Malta ou Lampedusa. O ministro do Interior líbio, Mazek Saleh, já ameaçou "facilitar" o trânsito de imigrantes ilegais para a Europa, se a União Europeia não ajudar a Líbia na luta contra a imigração ilegal.

Desde o início do ano, cerca de 22 mil refugiados e imigrantes ilegais chegaram de barco à costa italiana, dez vezes mais do que no mesmo período de 2013, de acordo com o Governo italiano.

Cerca de 20.000 imigrantes morreram, nos últimos 20 anos, na região do Mediterrâneo a tentar chegar à Europa, de acordo com organizações humanitárias.

Desde o ano passado, depois de dois naufrágios que mataram mais de 400 pessoas perto de Lampedusa e Malta, Itália comprometeu-se com a vasta operação Mare Nostrum para tentar evitar tragédias deste tipo perto da sua costa.

Pelo menos 14 mortos e 200 resgatados em naufrágio perto de Lampedusa.
Informações não confirmadas dão conta de 400 pessoas a bordo de embarcação ilegal que partiu da Líbia.




Fonte: http://www.publico.pt/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir