Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-05-2014

José Mujica pede a Obama que EUA melhorem relação com o Brasil
Obama e Mujica conversam com a imprensa antes de reunião na Sala Oval da Casa Branca (Foto: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP)
José Mujica pede a Obama que EUA melhorem relação com o Brasil
www.gettyimages.in

O presidente do Uruguai, José Mujica, pediu nesta segunda-feira (12) a seu colega americano, Barack Obama, que melhore as relações com o Brasil, defendendo que é do interesse de toda a região.

"Pedi a ele que tente melhorar as relações, com um grande respeito, com um país fundamental da América Latina, que se chama Brasil", disse Mujica, durante entrevista coletiva depois de encontro bilateral na Casa Branca, em Washington.
Mujica não revelou a reação de Obama a seu pedido.

As relações Brasil-Estados Unidos sofreram um afastamento em 2013, depois das revelações de que a Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês) havia interceptado comunicações pessoais eletrônicas da presidente Dilma Rousseff.

O escândalo motivou a suspensão de uma esperada visita de Estado que Dilma faria a Washington em outubro do ano passado.

Desde então, o Departamento de Estado americano e o Itamaraty tentam aparar as arestas e o mal-estar gerado pelo escândalo para recompor o diálogo político e diplomático entre os dois países.

Na semana passada, a subsecretária de Estado americana para a América Latina, Roberta Jacobson, disse à imprensa que as relações bilaterais "estão melhorando". Segundo ela, essa tendência ficará mais clara após a eleição presidencial no Brasil.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, virá ao Brasil para assistir à estreia da seleção americana na Copa do Mundo em 16 de junho e, no dia seguinte, vai se reunir com Dilma em Brasília.

José Mujica pede a Obama que EUA melhorem relação com o Brasil
Presidente uruguaio foi recebido por americano na Casa Branca.
Brasil e EUA tiveram laços abalados por escândalo de espionagem.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir