Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-05-2014

Pelo menos 238 mortos na explosão de mina na Turquia
Explosão em mina de carvão na Turquia. Papa reza por vítimas
Pelo menos 238 mortos na explosão de mina na Turquia
SONER OVUMLU / ANADOLU AGENCY, EPA

"O acidente ocorreu apesar de todas as medidas de segurança e inspeções, mas conseguimos intervir rapidamente", acrescentou a empresa

O balanço da explosão numa mina de carvão na Turquia eleva-se a 238 mortos, anunciou hoje o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, cujo governo islamita-conservador é acusado de negligência nos "media" turcos.

Ao inspecionar o local do desastre, a um centena de quilómetros a leste de Esmirna, a oeste junto ao mar Egeu, Erdogan divulgou este novo balanço, ainda provisório, uma vez que mais de uma centena de mineiros continua bloqueada nas galerias subterrâneas.

"Não temos cem por cento de certeza, mas há cerca de 120 mineiros presos", respondeu Erdogan a uma questão de um jornalista sobre o número de mineiros ainda presos nas galerias da mina situada em Soma.

O chefe do executivo, que anulou uma visita à Albânia, prometeu que vai ser aberto um inquérito para apurar responsabilidades, em resposta às acusações de negligência e às declarações de dirigentes sindicalistas, a exigir a demissão dos ministros do Trabalho e da Energia.

De acordo com o ministro da Energia turco, Taner Yildiz, 363 mineiros foram retirados com vida da mina, onde ocorreu uma explosão que provocou um incêndio.

"As nossas esperanças [de encontrar sobreviventes] diminuem cada vez mais", disse.

O governo turco decretou três dias de luto nacional, a partir de terça-feira, dia do acidente, um dos piores desastres industriais no país.

Pelo menos 80 mineiros ficaram feridos, quando no momento da explosão, ao início da tarde de terça-feira, se encontravam na mina 787 trabalhadores, disseram as autoridades.

De acordo com os "media" locais, o parlamento turco recusou, há três semanas, a constituição de uma comissão de avalição da segurança nas minas na Turquia. Os três partidos da oposição apresentaram as propostas, chumbadas pelo AKP, partido da Justiça e Desenvolvimento, no poder.

Em resposta às acusações de negligência, Yildiz afirmou: "Se houve negligência, não fecharemos os olhos. Vamos tomar todas as medidas necessárias, incluindo administrativas e legais".

O gabinete do procurador regional abriu hoje um inquérito judicial ao acidente.

Em comunicado, a companhia privada mineira "Soma Komur" qualificou o desabamento de "acidente trágico".

"O acidente ocorreu apesar de todas as medidas de segurança e inspeções, mas conseguimos intervir rapidamente", acrescentou a empresa.

Pelo menos 238 mortos na explosão de mina na Turquia


Fonte: http://www.ionline.pt/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir