Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-05-2014

Ministro crê em diminuição das manifestações durante a Copa
Aldo Rebelo participou de reunião sobre operação da Copa no Rio. Ministro falou que "clima será de festa" durante o evento.
Ministro crê em diminuição das manifestações durante a Copa
Foto: g1.globo.com

O ministro do esporte Aldo Rebelo acredita que as manifestações populares tendem a diminuir durante a realização da Copa do Mundo e que o país será tomado por um "clima de festa". A declaração aconteceu nesta sexta-feira (16) após uma reunião com o prefeito Eduardo Paes e outros representantes das esferas municipal, estadual e federal, além da Fifa, sobre o plano operacional da Copa do Mundo.

O encontro ocorreu pela manhã no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul. Segundo a Prefeitura, essa foi a maior reunião feita para a Copa no Rio de Janeiro. "Acho que haverá uma inclinação no impacto das manifestações por causa do repúdio a violência. É natural que o país se volte para a Copa e deve prevalecer o clima de festa", disse o ministro.

Ainda segundo Rebelo, as últimas manifestações que tomaram as ruas de grandes cidades brasileiras, como Rio e São Paulo, têm mais a ver com questões trabalhistas e anseios de algumas categorias.

"Acho que há um caráter de reivindicações de categorias que viram na Copa do Mundo uma forma de dar mais visibilidade às causas, não acredito que sejam contra a Copa", explicou.
Na reunião, questões como segurança, saúde e mobilidade foram discutidas pelas autoridades, que fizeram uma espécie de revisão das medidas operacionais que serão postas em prática durante o evento esportivo.

Estrangeiros no Rio

Membros do Comitê Organizador Local (COL) divulgaram alguns dados sobre o número de visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo no Brasil e no Rio. Dos cerca de 500 mil estrangeiros que compraram ingressos para partidas de futebol no país, 1/3 deles vai acompanhar algum jogo na capital carioca. Desse número, cerca de 1/6 ficará somente no Rio.

"Essa estimativa deve aumentar, porque temos ainda as pessoas que acompanham os torcedores e até aqueles que vêm sem ingresso. A cidade do Rio também servirá como um ponto para a chegada e saída de torcedores que vão assistir jogos em outras cidades do país", detalhou Luís Fernandes, secretário-executivo do G-Copa, grupo que atua junto ao Comitê Organizador Local (COL)

Sobre a chegada desses estrangeiros ao Rio, o Comitê diz que, apesar de nem todas as obras de mobilidade estarem prontas, todos os projetos da matriz de responsabilidade da Copa do Mundo serão entregues. O prefeito Eduardo Paes também falou que metade das estações do BRT estarão operando durante a competição, cerca de 22 estações, incluindo o trecho entre Alvorada e Tanque, na Zona Oeste.

Na segunda-feira (12), durante visita ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, disse que o Terminal 1 do aeroporto está em condições físicas inferiores ao Terminal 2. Luís Fernandes admitiu que gostaria de mais qualidade no atendimento, mas disse que fará um mapeamento jogo a jogo para determinar o fluxo de passageiros. Junto com Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador do COL, o secretário-executivo disse estar confiante de que tudo ocorrerá como previsto.

"No caso do Terminal 1, o processamento é suficiente e a situação é de tranquilidade, embora nós gostaríamos de ter uma qualidade de atendimento melhor já consolidada. Nós teremos um atendimento de melhor qualidade no terminal 2, mas do ponto de vista do processamento e do atendimento às necessidades do evento, tudo está garantido", disse Luis Fernandes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir