Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-05-2014

CPI: rota do turismo sexual passaria por rio
Den�ncias de que meninas de at� 12 anos s�o levadas para dentro de embarca��es e abusadas sexualmente
CPI: rota do turismo sexual passaria por rio
sersustentavelcomestilo.com.br

Em dilig�ncia, nesta sexta, no Par�, para apurar den�ncias de que meninas de at� 12 anos s�o levadas para dentro de embarca��es e abusadas sexualmente, a CPI da Explora��o Sexual fez uma audi�ncia p�blica na C�mara de Vereadores de Breves. Um conselheiro tutelar disse � relatora da CPI, deputada federal Liliam S� (PROS-RJ) e presidente, deputada federal �rika Kokay (PT-DF), que a rota do turismo sexual acontece no Rio Buiussu que passa por Macap� at� Manaus. A rota tamb�m passaria pelo Rio Tajapuru, em Breves. "Essas rotas precisam ser fiscalizadas, j� que s�o a porta de entrada e sa�da de crian�as e adolescentes para o turismo sexual. A falta de certid�o de nascimento facilita essa rota criminosa", afirmou Liliam S�.

Conselheiros tutelares reclamaram da falta de um IML na cidade. Para fazer o exame, as v�timas t�m que ir de avi�o para Bel�m. A falta de estrutura para o combate � viol�ncia infantil � total. A rela��o � de um policial para cada 1.250 habitantes. Breves tem 100 mil habitantes.

Pela manh�, a CPI fez audi�ncia na OAB em Bel�m onde a desembargadora do Tribunal de Justi�a do Par� Odete Silva informou que, em 2011, havia, na cidade, 129 processos de crimes sexuais contra crian�as e adolescentes e que; em 2012, foram 159; em 2013 havia 195 e, de janeiro a maio deste ano, j� s�o 202.

S� no Conselho Tutelar do bairro de Marambaia, em Bel�m, foram registradas 318 den�ncias de abuso sexual no ano passado. Segundo a coordenadora do Programa Pro Paz do governo do Estado, Eug�nia Ara�jo, foram registrados 11 mil casos de abuso sexual de 2004 a 2012 no Par�. Apenas no ano passado, foram 1.749.

O deputado estadual Carlos Bordalo denunciou que, na fronteira entre Oiapoque e Macap�, h� uma boate aonde os aliciadores v�o escolher as melhores meninas para levar de barco para o Nordeste.

A delegada Simone Edoron, diretora de grupos vulner�veis da Pol�cia Civil do Par�, disse que h� falta de pessoal nas delegacias e que elas n�o conseguem atender a demanda. Os laudos periciais demoram at� 90 dias e o psicol�gico de 2 a 8 meses. Segundo a delegada, a falta de pessoal tem dificultado a finaliza��o dos inqu�ritos."� um absurdo que crian�as e adolescentes sejam abusadas sexualmente, todo mundo sabe e ningu�m faz nada. Mais uma vez, a falta de estrutura das delegacias e a demora dos laudos prejudicam a pris�o dos culpados", declarou a deputada Liliam S�.

CPI: rota do turismo sexual passaria por rio que vai de Macap� a Manaus

Fonte: http://www.jb.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir