Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-05-2014

Irã acredita em acordo em Viena sobre o programa nuclear
O Irã há tempos nega qualquer plano para desenvolver armamentos atômicos
Irã acredita em acordo em Viena sobre o programa nuclear
Foto: Caren Firouz / Reuters

Acordo nuclear com as grandes potências é "possível", apesar da falta de avanços nas últimas negociações em Viena, afirmou o chanceler iraniano Mohamad Javad Zarif, que pediu aos países ocidentais que não desperdicem a oportunidade.

"Um acordo é possível, mas as ilusões devem desaparecer. Não podemos desperdiçar a oportunidade como em 2005", escreveu Zarif no Twitter, em referência ao fracasso das negociações da década passada sobre o polêmico programa nuclear de Teerã.

As negociações da semana em Viena foram "difíceis", destacou o ministro das Relações Exteriores, que lidera a delegação iraniana que negocia com os países do grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), representados pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

A quarta sessão de negociações sobre os limites do programa nuclear de Teerã terminou na sexta-feira sem avanços importantes, mas com a promessa de continuidade do diálogo. Ao contrário do previsto, o Irã e as grandes potências não começaram a redigir o acordo final, que desejam assinar até 20 de julho.

Irã acredita em acordo em Viena sobre o programa nuclear


Fonte: http://noticias.terra.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir