Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2014

Inundações na Sérvia e na Bósnia matam mais de 40 pessoas
Cerca de 50 mil pessoas estão desabrigadas nos dois países. Diques protegeram central de energia na Sérvia.
Inundações na Sérvia e na Bósnia matam mais de 40 pessoas
Foto: g1.globo.com

As piores inundações registradas em mais de um século na Sérvia e na Bósnia deixaram 45 mortos até o momento e obrigaram milhares de pessoas a deixarem suas casas, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira (19).

Nos dois países, cerca de 50 mil pessoas foram retiradas das áreas afetadas pelas inundações.

Na Croácia, onde as tempestades afetaram a região leste, uma pessoa morreu e 15 mil foram afetados. As escolas estavam fechadas nesta segunda-feira no país.

"O que aconteceu é algo que ocorre uma vez a cada mil anos, não cem, mas mil anos", afirmou o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic.

Por enquanto, os esforços das equipes de resgate estão concentrados no rio Sava, que nesta segunda-feira atingiu seu maior nível na Sérvia e na Bósnia.

Apesar disso, o dia era de sol na região, sem chuva, e o nível dos rios pequenos começou a registrar uma queda.

Na Sérvia, muitas pessoas foram abrigadas em centros coletivos, sobretudo em Belgrado, sob a supervisão de voluntários da Cruz Vermelha e de psicólogos.

Os diques instalados por milhares de voluntários ao longo do rio Sava e ao redor da central de energia Nikola Tesla conseguiram conter a água no domingo à noite, informou o canal estatal RTS.

A central, perto de Obrenovac, uma das cidades mais afetadas e que produz 50% da energia elétrica consumida no país, estava cercada de água.

O ministro da Energia, Aleksandar Antic, disse que a defesa do local era "crucial" para a estabilidade do sistema energético sérvio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir