Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2014

Paralisação de motoristas afeta circulação de ônibus em São Paulo
Manifestação interrompeu funcionamento de seis terminais, diz SPTrans. Prefeitura não soube dizer número de linhas e passageiros afetados.
Paralisação de motoristas afeta circulação de ônibus em São Paulo
Foto: g1.globo.com

Uma paralisação de motoristas e cobradores de ônibus afeta a circulação de ônibus em São Paulo nesta terça-feira (20).

Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), às 9h50 seis terminais de ônibus da cidade foram fechados por sindicalistas. Às 13h, a paralisação passou a afetar o sétimo ponto: Terminal Barra Funda.

A SPTrans, empresa municipal que cuida do sistema de transportes, não soube informar o número de linhas e passageiros afetados.

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo disse ter sido surpreendido pelo movimento: na noite de segunda-feira (19), assembleia da categoria decidiu fechar acordo com a Prefeitura.

Além do movimento concentrado nos terminais, ônibus que circulavam em vias de São Paulo foram obrigados a parar. Motoristas que aderiram ao movimento impediram o prosseguimento das viagens. Um dos pontos de interrupção de itinerários foi a Avenida Faria Lima, por volta das 13h30, quando grevistas obrigaram passageiros a desembarcar.

Terminais paralisados

De acordo com a SPTrans, por volta das 9h50, foram fechados os terminais Pinheiros (Zona Oeste), Pirituba (Zona Norte) e Princesa Isabel (Centro). Na sequência, motoristas e cobradores bloquearam os terminais Sacomã (Zona Sul), Lapa (Zona Oeste) e Amaral Gurgel (Centro).

De acordo com os motoristas ouvidos pelo G1 no Terminal Pinheiros, eles discordam da decisão tomada em assembleia na noite desta segunda-feira (19). Avisos sonoros alertam os passageiros sobre a paralisação no terminal Pinheiros e na estação da CPTM. Funcionários avisam que apenas os trens da CPTM e do Metrô estão funcionando normalmente.
Por volta das 12h, a SPTrans não tinha informações de quantas linhas circulam pelos terminais e nem quantos passageiros estão sendo afetados.

O ato começou às 9h no Centro. Motoristas da empresa Santa Brígida fecharam o cruzamento da Avenida Rio Branco com o Largo do Paissandu, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A Polícia Militar informou que os motoristas usaram dois ônibus para fechar a via.

Assembleia

Na segunda-feira (19), assembleia no sindicado dos motoristas e cobradores tinha decidido aceitar a proposta das empresas. Assim, a categoria cancelou a paralisação prevista para esta semana.

Segundo a nova proposta, os motoristas receberão 10% de reajuste salarial, tíquete mensal de R$ 445,50 e participação nos lucros e produtividade de R$ 850, entre outros benefícios. Inicialmente, as empresas ofereceram 5% de reajuste. Já o sindicato pedia um índice de 13%.

Um dos benefícios mais festejados pela categoria nesta campanha salarial foi o reconhecimento à insalubridade, dando o direito a aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho. O sindicato representa ao todo 37 mil trabalhadores.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir