Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-05-2014

Lula assume protagonismo para garantir acordos estaduais
O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva assumiu de vez pelo PT a articula��o com o PMDB
Lula assume protagonismo para garantir acordos estaduais
www.onordeste.com

Por Jeferson Ribeiro

BRAS�LIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva assumiu de vez pelo PT a articula��o com o PMDB para tentar garantir a alian�a nacional entre os dois partidos, fazendo reuni�es com senadores peemedebistas, num ambiente de forte desconfian�a sobre as vantagens de manter o apoio � reelei��o da presidente Dilma Rousseff.

Nas �ltimas semanas, Lula se reuniu duas vezes com senadores do PMDB que enfrentam dificuldades para formar alian�as com o PT em v�rios Estados e uma nova rodada de conversas est� agendada para a pr�xima semana, segundo relato de peemedebistas que estiveram numa reuni�o realizada segunda-feira com o ex-presidente.

A escala��o de Lula ocorre num momento em que cresce no PMDB a for�a daqueles que querem o fim da alian�a nacional com o PT e depois de tentativas frustradas de outros interlocutores petistas nas negocia��es de palanques estaduais, como o presidente da legenda, Rui Falc�o, e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

"O Lula n�o vai deixar o projeto ficar em jogo", disse um senador nesta ter�a-feira � Reuters, pedindo para n�o ter seu nome revelado. A declara��o, por�m, foi mais em tom de esperan�a do que de certeza.

Esse senador disse que � muito dif�cil prever o que vai acontecer na conven��o nacional do partido no pr�ximo dia 10 de junho, o que j� ficou evidente numa reuni�o da Executiva Nacional do PMDB com os diret�rios estaduais na semana passada.

"O voto secreto � perverso", comentou ele, sugerindo que pode haver muitas trai��es na hora de decidir a manuten��o da alian�a nacional.

J� o l�der do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), que participou da reuni�o com Lula, disse � Reuters que h� uma margem de seguran�a de aproximadamente 100 votos a favor da alian�a na conven��o. Mas alertou que Dilma precisa melhorar sua interlocu��o com a base, em especial com o PMDB, para vencer as elei��es.

"Tem muito blefe, mas n�o vejo risco para a alian�a na conven��o", argumentou Braga.

Esses 100 votos, por�m, n�o representam uma grande vantagem se forem consideradas as condi��es da vota��o. H� pouco menos de 500 peemedebistas com votos, mas muitos deles t�m mais de um voto na conven��o. H� alguns com at� quatro votos, num universo de 750 no total.

Um outro peemedebista, que acompanha essa rodada de conversas de Lula com os senadores de perto, considera que a iniciativa do ex-presidente � importante, mas ainda n�o surtiu efeitos.

"Por enquanto, o Lula tem funcionado como um div� para esses senadores que est�o descontentes", disse sob condi��o de anonimato. "Mas as solu��es pol�ticas est�o sendo encaminhadas. Ainda n�o sabemos o desfecho", disse.

"Essa participa��o do Lula ocorreu porque a presidente tem, de fato, pouca influ�ncia no PMDB", disse essa fonte, que considera dois cen�rios para a conven��o nacional.

No mais otimista, as alian�as estaduais se resolvem como querem os peemedebistas e Dilma pode ter at� 80 por cento dos convencionais. No mais pessimista, Dilma poderia ter apoio de 60 por cento da conven��o nacional.

O PMDB apoia oficialmente o PT em apenas duas disputas, no Distrito Federal e em Minas Gerais, mas reclama que n�o consegue reciprocidade dos petistas e temem perder sua principal for�a nas elei��es, que � eleger grandes bancadas no Senado e na C�mara dos Deputados.

Esse temor de perder import�ncia no Congresso em rela��o ao PT e outros partidos � uma avalia��o crescente no PMDB e serve de pano de fundo para os questionamentos sobre a vantagem da alian�a entre os dois partidos.

O apoio do PMDB � reelei��o � considerado fundamental pelo governo, por conta da capilaridade nacional peemedebista e pelo tempo na propaganda de r�dio e TV. Nos planos do Pal�cio do Planalto, � essencial ter muito mais tempo que os advers�rios durante a campanha eleitoral.

Lula assume protagonismo para garantir acordos estaduais e alian�a nacional com PMDB


Fonte: http://br.reuters.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir