Categoria Policia  Noticia Atualizada em 22-05-2014

Os países que mais prendem brasileiros – EUA lideram
Tráfico de drogas é a acusação na maior parte das prisões, mas razão varia dependendo do país
Os países que mais prendem brasileiros – EUA lideram
Getty Images

Marco Prates

São Paulo – A quantidade de brasileiros presos no exterior não para de crescer – o número subiu quase 30% em apenas dois anos. De acordo com os dados mais atualizados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), 3.209 pessoas nascidas no país estavam detidas em algum lugar do mundo no fim de 2013. Em 2011, eram 2,5 mil (veja lista de países ao final).

Os Estados Unidos concentram 726 presos, o que representa 22% do total de detidos.

Japão e Portugal aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Já a causa para deter os brasileiros em cada país é diferente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, tráfico e porte de drogas não respondem pela maior parte das prisões (são apenas 2%, contra 30% dos casos em geral).

Lá, irregularidades em relação à imigração e delitos distintos, como violência doméstica, atentado ao pudor e homicídio têm mais peso.

Já no Japão, o cenário é único, de acordo com o Itamaraty. Os brasileiros chegam ao país para trabalhar como operários, e são os filhos que cometem crimes.

"A carga escolar é muito pesada no Japão, os pais estão em fábricas a maior parte do tempo e não conseguem dar a assistência necessária. Muitos estudantes brasileiros são vítimas de bullying e acabam deixando a escola, ficam ociosos e acabam indo para as ruas, formando gangues", diz a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do MRE, Luiza Lopes da Silva.

Em Portugal, as drogas são o problema.

"São normalmente mulas do narcotráfico, arregimentadas no Brasil para levar drogas à Europa. Para elas, a prisão tem um componente dramático, porque estão longe da família e quaisquer conhecidos", afirmou Luiza Lopes à BBC.

Nos países vizinhos, na América do Sul, é comum que os brasileiros respondam por crimes tanto neles quanto no Brasil. Por isso, muitas vezes recusam ajuda oficial por parte do Itamaraty.

Estima-se que no total 2,5 milhões de brasileiros no exterior.

As 10 nações abaixo representam, juntas, os locais onde estão 8 de cada 10 brasileiros presidiários.

Os países que mais prendem brasileiros – EUA lideram.
De cada 5 brasileiros presos no exterior, um está nos Estados Unidos. Número de detidos em outras nações subiu quase 30% em dois anos

Fonte: http://exame.abril.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir