Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-05-2014

Perfil na internet satiriza preconceito com empregadas
Acredite ou n�o, essas frases s�o reais e foram postadas publicamente no Twitter
Perfil na internet satiriza preconceito com empregadas
http://www.bbc.co.uk/

Ricardo Senra

"Dei uma echarpe Prada para minha empregada e a anta mexicana usou como pano de ch�o. Que l�stima." "Minha empregada � muito burra, �s vezes tenho vontade de tirar essas banhas dela com uma faca de cozinha." "Minha empregada n�o chega, disse que est� sem �nibus, minha casa est� imunda, vadia, vem andando."

Acredite ou n�o, essas frases s�o reais e foram postadas publicamente no Twitter. Mas o que os autores n�o esperavam era que um perfil rec�m-criado na rede trouxesse visiblidade ao preconceito contra as empregadas dom�sticas.

"Meu objetivo com a p�gina � apontar o racismo e o preconceito. Muitas vezes as pessoas nem percebem que est�o sendo preconceituosas e a ideia � ajud�-las a se ligarem nisso", disse � BBC Brasil o criador da p�gina Clique @aminhaempregada, que em 48 horas ganhou mais de 2,6 mil seguidores na rede social.

Profissional de marketing, o dono do perfil tem 33 anos, mora em S�o Paulo, mas prefere n�o se identificar. "N�o quero ganhar louros com essa hist�ria", afirma.

Ele tamb�m garante que esta n�o � uma campanha profissional, como a #somostodosmacacos, lan�ada pelo jogador Neymar nas redes sociais. Na ocasi�o, o que inicialmente parecia uma atitude espont�nea se mostrou uma a��o arquitetada por uma ag�ncia de publicidade.
"N�o tem nada de profissional aqui. Minha motiva��o � pessoal", assegura.

Buscas
Durante semanas, o autor da p�gina fez buscas com os termos "minha empregada" junto a palavras-chave como "burra" ou "nordestina".

"Fiquei assustado com o que encontrei. As pessoas d�o esse tipo de declara��o em um espa�o p�blico como o Twitter, sem controle nenhum."

Com a descri��o "A chibatada � serventia da casa (cont�m ironia e tristeza)", o perfil retu�ta mensagens postadas por pessoas de todo o Brasil.

� o caso de um jovem de Recife, que na semana passada escreveu: "Vou pegar o Nokia da minha empregada e dar um rol�, pelo menos n�o vou ser abordado".

Ou de uma menina de S�o Paulo, que postou "Mano, a paraiba da minha empregada derrubou o meu jardim zen. To p***, s�rioo, nao acredito".

O criador da p�gina afirma que n�o recebeu nenhuma resposta ou reclama��o das pessoas expostas em Clique @aminhaempregada.

Uma busca simples no Twitter permite encontrar algumas demonstra��es p�blicas de apoio ao perfil. "O pior de tudo � ver que a maiorias dos racistinhas e preconceituosos s�o jovens, que futuro nos espera?"; "Clique @aminhaempregada nos brinda com a verdadeira face do brasileiro. �timo para quem duvida da exist�ncia do preconceito" e "Sou filho de empregada e vendo os RTS do Clique @aminhaempregada s� vejo que tenho que cada vez melhorar minha postura e lutar", por exemplo.

Projeto de lei
O Projeto de Lei Complementar 302/13, que regulamenta os direitos e deveres do empregado dom�stico no Brasil, tramita h� quase um ano na C�mara dos Deputados.
Segundo o �rg�o, a �ltima a��o legislativa ligada ao tema aconteceu no final de abril, quando a pauta foi enviada ao Senado para "que seja proferido parecer �s Emendas do Plen�rio".

Pagamento de horas extras, seguro contra acidente de trabalho, adicional noturno, indeniza��o por demiss�o sem justa causa e seguro-desemprego s�o alguns dos benef�cios que passam a ser obrigat�rios em contrato. O projeto tamb�m restringe o trabalho dom�stico para maiores de 18 anos e a carga hor�ria em, no m�ximo, 44 horas semanais.

#SalaSocial: Perfil na internet satiriza preconceito com empregadas dom�sticas

Fonte: http://www.bbc.co.uk/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir