Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 24-05-2014

Ronaldo se diz "envergonhado" com problemas do Brasil
O ex-atacante da sele��o brasileira Ronaldo concede entrevista � Reuters nesta sexta-feira em S�o Paulo.
Ronaldo se diz
Foto: Paulo Whitaker / Reuters

mbro do Comit� Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, o ex-atacante da sele��o brasileira Ronaldo disse se sentir envergonhado com os atrasos e dificuldades do pa�s nos preparativos para o torneio, mas defendeu que o Mundial n�o seja alvo de protestos e culpou os governos pelos problemas.

Ronaldo acredita que as cr�ticas feitas pela Fifa ao Brasil por n�o ter cumprido prazos s�o justas, j� que o pa�s concordou com todas as exig�ncias da entidade quando aceitou ser sede da competi��o, em 2007.

"E de repente chega aqui � essa burocracia toda, uma confus�o, um disse me disse, s�o os atrasos. � uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque � o meu pa�s, o pa�s que eu amo, e a gente n�o podia estar passando essa imagem para fora", afirmou o ex-jogador em entrevista � Reuters na sede de sua ag�ncia de comunica��o, em S�o Paulo, nesta sexta-feira.

"Os est�dios, de uma maneira ou outra, v�o estar prontos. Agora, o legado que fica para a popula��o mesmo --as obras de infraestrutura, de mobilidade urbana, aeroportos-- � uma pena que tenham atrasado tanto", acrescentou.

Os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo, que ser� disputada de 12 de junho a 13 de julho, t�m sido problem�ticos. Apenas dois dos 12 est�dios ficaram prontos no prazo determinado pela Fifa, enquanto muitas obras em aeroportos e de mobilidade urbana atrasaram e outras foram abandonadas.

"Perdemos muito tempo. Os governos deveriam ter feito as coisas muito antes", disse Ronaldo, afirmando em seguida que o Mundial, ao menos, proporcionou mudan�as em cidades brasileiras e citou Cuiab�, uma das 12 sedes de jogos da competi��o.

"Vi cidades com muitas obras... Quem sabe quantas obras assim seriam feitas em Cuiab� se n�o fosse a Copa do Mundo?"

"A Copa do Mundo � uma ferramenta que trouxe uma s�rie de investimentos para o nosso pa�s. Poderia ter sido perfeito, se fizessem tudo o que prometeram, mas isso n�o tem a ver com Copa do Mundo, tem a ver com os governos que prometeram e n�o cumpriram", acrescentou.

Segundo o ex-atacante, que foi duas vezes campe�o mundial com o Brasil (1994 e 2002) e � o maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols em quatro participa��es no torneio, os investimentos com o Mundial n�o deveriam ser alvos de protestos.

Na Copa das Confedera��es de 2013, houve manifesta��es perto dos est�dios com um grande n�mero de pessoas que cobravam mais investimentos na sa�de, educa��o e seguran�a e reclamavam do dinheiro gasto em eventos esportivos. Os protestos persistem neste ano e devem ocorrer durante a Copa.

"As pessoas olham o Mundial como o grande vil�o do nosso pa�s e n�o �. A gente n�o pode esquecer que o nosso Brasil n�o era essa maravilha toda antes da Copa do Mundo. Era igual ou pior", disse ele, acrescentando que h� um temor entre os estrangeiros de vir ao pa�s.

"O que eu ou�o l� fora � que todo mundo t�m um receio, principalmente por causa da seguran�a. Mas o que a gente passa l� fora � que o Brasil tem melhorado nessa quest�o e que na Copa do Mundo n�o vai ter nenhum problema", afirmou Ronaldo, para quem as manifesta��es n�o v�o atrapalhar a sele��o brasileira.

Ronaldo foi escalado em 2011 pelo ent�o presidente do COL, Ricardo Teixeira, para o conselho de administra��o da entidade, numa tentativa de apaziguar as cr�ticas � prepara��o do Brasil para a competi��o.

O ex-atacante tornou-se a principal imagem do COL, especialmente nos eventos relacionados � Copa do Mundo no exterior e em visitas �s cidades-sede, apesar de n�o ter um papel de atua��o executiva no dia-a-dia da entidade.

CONFIAN�A EM NEYMAR

Se fora de campo h� problemas, Ronaldo acredita que dentro das quatro linhas o Brasil � o favorito para conquistar o t�tulo e aponta Neymar como prov�vel melhor jogador do Mundial.

"S� quero pensar no Neymar como a estrela do campeonato e o Brasil campe�o", disse.

"O Brasil � super favorito e tem uma chance de ouro de vencer a Copa em nosso pa�s", afirmou ele, citando Alemanha, Espanha e Argentina como principais rivais pelo t�tulo.

Embora somente seis dos 23 convocados pelo t�cnico Luiz Felipe Scolari j� tenham disputado uma Copa do Mundo, Ronaldo n�o acredita que a inexperi�ncia possa atrapalhar a sele��o brasileira, pois "a falta de experi�ncia n�o determina o resultado final de um jogo".

Muito menos v� Neymar, de 22 anos, sendo atingido pela press�o de ser o principal jogador do Brasil. "Ele est� preparado e protegido, criou uma fortaleza em volta dele", disse. "Apesar da pouca idade, � um jogador muito equilibrado, consciente do seu talento e da sua responsabilidade. � a nossa esperan�a."

RESPOSTA A PAULO COELHO

Em uma entrevista descontra�da, Ronaldo s� fechou a cara quando foi questionado sobre a declara��o do escritor Paulo Coelho, que o chamou de "imbecil" em entrevista a um jornal franc�s, ap�s o ex-jogador ter tido que n�o se fazia Copa com hospitais e sim com est�dios, em refer�ncia aos protestos contra o Mundial.

"Acho uma tremenda falta de respeito, foi completamente deselegante uma pessoa p�blica como ele, sem ter conhecimento do que realmente aconteceu, me ofender gratuitamente da forma como ele me ofendeu", disse.

"Eu admiro muito ele, os livros dele s�o �timos, mas voc� recebe uma ofensa gratuita como essa, voc� perde um pouco da admira��o. N�o sei o que fiz para ele. Mas cada um fala o que quer, at� papagaio fala."

Ronaldo se diz "envergonhado" com problemas do Brasil na prepara��o para Copa


Fonte: http://esportes.terra.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir