Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-06-2014

Rei Juan Carlos I da Espanha abdica em favor de seu filho
Pr�ncipe Felipe de Borb�n vai assumir o cargo, anunciou premi�. Rei disse que renuncia para "abrir uma nova etapa de esperan�a".
Rei Juan Carlos I da Espanha abdica em favor de seu filho
Foto: g1.globo.com

O rei Juan Carlos I da Espanha decidiu abdicar em favor do filho, o pr�ncipe Felipe de Borb�n, anunciou nesta segunda-feira (2) o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy.
O monarca mostrou "sua vontade de renunciar ao trono e abrir o processo sucess�rio", disse Rajoy em declara��o institucional.

Em discurso � na��o, Juan Carlos I, de 76 anos, afirmou que decidiu abdicar em favor do filho para que se possa "abrir uma nova etapa de esperan�a na qual se combinem a experi�ncia adquirida e o impulso de uma nova gera��o".

"Decidi colocar fim ao meu reinado e abdicar da coroa da Espanha", informou o monarca, ressaltando "um impulso de renova��o, de supera��o, de corrigir erros", pelo qual "hoje uma gera��o mais jovem merece passar � primeira fila".

O rei tamb�m disse que pensou em deixar o cargo em seu anivers�rio de 76 anos e que, ao olhar para tr�s, pode "apenas sentir orgulho e gratid�o" em rela��o ao povo espanhol.

"Estes anos dif�ceis nos permitiram fazer um balan�o autocr�tico de nossos erros e de nossas limita��es como sociedade", declarou, com semblante s�rio, em um discurso simples gravado no Pal�cio da Zarzuela, em Madri.

"Tudo isso despertou em n�s um impulso de renova��o, de supera��o, de corrigir erros e abrir caminho para um futuro decididamente melhor", completou.

"Para forjar esse futuro, uma nova gera��o reclama com justa causa o papel protagonista", afirmou, antes de destacar que "hoje merece passar � primeira fila uma gera��o mais jovem, com novas energias, decidida a empreender com determina��o as transforma��es e reformas que a conjuntura atual est� demandando".

"Meu filho Felipe, herdeiro da Coroa, encarna a estabilidade que � sinal de identidade da institui��o mon�rquica", acrescentou Juan Carlos I, que, apesar de ter passado por v�rias cirurgias nos �ltimos anos, havia declarado recentemente que n�o abdicaria do trono.
O rei assegurou que, "fiel ao desejo pol�tico" de seu pai, o Conde de Barcelona, de quem herdou o legado hist�rico da monarquia espanhola, quis ser o "rei de todos os espanh�is". O monarca expressou sua gratid�o � rainha Sof�a, "cuja colabora��o e generoso apoio n�o me faltaram nunca".

Uma fonte do pal�cio real informou � ag�ncia Reuters que os motivos da abdica��o s�o pol�ticos, e n�o de sa�de. "� uma decis�o pol�tica. Ele est� abdicando devido aos novos desafios na Espanha, porque acredita que � necess�rio dar espa�o para a nova gera��o", afirmou a fonte.

"Vi o rei convencido de que esse � o melhor momento para que possa acontecer, com toda a normalidade, a mudan�a na chefia de Estado e a transmiss�o da coroa ao pr�ncipe Felipe, que reinar� como Felipe VI", disse o premi� Rajoy.

O rei da Espanha chegou ao trono em 22 de novembro de 1975, apenas dois dias depois da morte do ditador Francisco Franco, que o havia nomeado seu sucessor. Muito popular, especialmente ap�s fazer oposi��o a uma tentativa de golpe de Estado em 23 de fevereiro de 1981, o monarca viu sua aceita��o cair entre os espanh�is nos �ltimos anos, ap�s uma s�rie de esc�ndalos.

Seu filho, Felipe de Borb�n, de 46 anos, tornou-se Pr�ncipe das Ast�rias, t�tulo do herdeiro da Coroa espanhola, em janeiro de 1977.

Sua filha, a princesa Cristina, e o marido dela, I�aki Urdangarin, est�o sendo investigados em um caso de corrup��o. Ambos negam qualquer irregularidade. Um juiz em Palma de Mallorca deve decidir em breve se Urdangarin ir� a julgamento pelas acusa��es de desvio de 6 milh�es de euros (R$ 18,5 milh�es) de fundos p�blicos por meio de entidades beneficentes.

Sucess�o

O presidente do governo lembrou o papel do rei Juan Carlos I na transi��o democr�tica na d�cada de 1970, ap�s a ditadura de Franco, e disse que ele "foi um defensor infatig�vel" dos interesses da Espanha. "O rei deixa uma impag�vel d�vida de gratid�o a todos os espanh�is", afirmou Rajoy em seu pronunciamento no Pal�cio da Moncloa, sede do Executivo.
Rajoy tamb�m prestou uma homenagem ao rei ao afirmar que "renuncia ao trono uma figura hist�rica t�o estreitamente vinculada � democracia espanhola que n�o � poss�vel entender uma sem a outra". O chefe de governo acrescentou que convocou para esta ter�a-feira (3) um conselho de ministros extraordin�rio para tramitar a ren�ncia do rei ao trono, mediante a aprova��o de uma lei org�nica como estabelece a Constitui��o espanhola.

"Quero transmitir que esse processo se desenvolver� em um contexto de estabilidade institucional e como prova da maturidade da nossa democracia", disse Rajoy.
O parlamento j� iniciou os preparativos para a tramita��o da abdica��o de Juan Carlos I, assim como para o ato de coroa��o do futuro rei Felipe VI.

Ap�s o governo aprovar nesta ter�a o texto da lei, o Executivo dever� receber o sinal verde da Mesa do Congresso, que abrir� um prazo para que os grupos parlamentares apresentem emendas. As leis org�nicas, relativas ao desenvolvimento dos direitos fundamentais ou da Coroa, necessitam da maioria absoluta do Congresso para serem aprovadas. Uma vez que a norma obtenha o sinal verde do Congresso dos Deputados (c�mara baixa), passa ao Senado e, se este n�o introduzir modifica��es, � aprovada definitivamente.

Ren�ncia hist�rica

A abdica��o � uma medida excepcional na Coroa espanhola e, nos �ltimos s�culos, s� foi realizada em seis ocasi�es � a �ltima delas, em 1941, quando Alfonso XIII renunciou em favor de seu filho Juan de Borb�n, pai do rei Juan Carlos I.

A vit�ria de partidos republicanos nas elei��es municipais em 1931 acabou ocasionando a abdica��o de Alfonso XIII e a imediata proclama��o da Rep�blica. Exilado em Roma, Alfonso XIII abdicou em favor de seu terceiro filho, Juan de Borb�n, pouco antes de morrer, em 1941.

Juan nunca chegou a reinar e, em 1977, apresentou oficialmente a ren�ncia aos seus direitos ao trono perante seu filho, o rei Juan Carlos I, que j� era chefe do Estado desde 1975, ap�s a morte do ditador Franco.

Repercuss�o

O governo da Alemanha destacou o papel desempenhado pelo rei Juan Carlos I na transi��o da Espanha para a democracia e desejou o melhor para o seu futuro ap�s o monarca abdicar em favor do pr�ncipe Felipe.

"A chanceler [Angela Merkel] teve v�rios encontros com o rei Juan Carlos e tem por ele um grande apre�o pessoal. Al�m disso, tem uma grande estima pelo papel que ele desempenhou na transi��o para a democracia e com certeza deseja o melhor para o seu futuro", disse em entrevista coletiva o porta-voz do governo alem�o, Steffen Seibert.

O presidente da Fran�a, Fran�ois Hollande, tamb�m lembrou o papel do rei espanhol como "art�fice da transi��o ap�s a ditadura franquista" e como s�mbolo da "Espanha democr�tica", segundo um comunicado da presid�ncia.

"Artes�o da transi��o ap�s a ditadura franquista, conduziu seu pa�s pelo caminho das liberdades civis e pol�ticas, da integra��o europeia e da modernidade", disse em comunicado divulgado pelo Pal�cio do Eliseu, sede do governo franc�s.

"[Juan Carlos I] Dirigiu seu pa�s ao caminho das liberdades civis e pol�ticas, da integra��o europeia e da modernidade", afirmou Hollande, depois de conversar na manh� desta segunda-feira com o rei espanhol, que o "informou sobre sua decis�o de abdica��o".
"A Fran�a garante ao governo e ao povo espanhol toda sua amizade e seu apoio neste momento importante da vida de seu pa�s", acrescentou o presidente, segundo o qual nestes 39 anos de reinado Juan Carlos I encarnou "a Espanha democr�tica".

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse que Don Juan Carlos "fez muito durante seu reinado para ajudar a bem-sucedida transi��o da Espanha � democracia", e destacou que o monarca espanhol "foi um grande amigo do Reino Unido".

Cameron enviou uma mensagem ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, para homenagear o monarca espanhol. "Eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para fazer uma homenagem ao rei Juan Carlos I, que fez tanto durante seu reinado para ajudar a bem-sucedida transi��o da Espanha para a democracia e que foi um grande amigo do Reino Unido", escreveu o premi� brit�nico.

O rei da Su�cia, Carl Gustaf XVI, destacou o papel de Juan Carlos na moderniza��o da Espanha e expressou seu apre�o e seu apoio ap�s o an�ncio da abdica��o. "O rei Juan Carlos I se tornou monarca e chefe de Estado em 1975. Desde ent�o, significou muito para o processo de democratiza��o da Espanha e contribuiu de forma positiva para seu desenvolvimento", assinalou em comunicado divulgado pela Casa Real sueca.

J� a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, n�o comentou o assunto. Ela � prima distante de Juan Carlos I. "� um assunto do rei e do povo espanhol", disse um porta-voz da fam�lia real.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir