Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-06-2014

Ministro volta a negar que Snowden tenha pedido asilo ao Brasil
Figueiredo afirmou a jornalistas que resposta n�o se dar� com "sim" ou "n�o". Segundo chanceler, se pedido de Snowden for formalizado, ser� analisado.
Ministro volta a negar que Snowden tenha pedido asilo ao Brasil
Foto: g1.globo.com

O ministro das Rela��es Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, voltou a negar nesta segunda-feira (2) que o ex-prestador de servi�os da Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA, na sigla em ingl�s) dos Estados Unidos Edward Snowden tenha pedido asilo ao Brasil. Em entrevista exibida pelo Fant�stico no domingo (1�), Snowden afirmou ter formalizado o pedido ao governo brasileiro.

Ex-funcion�rio da ag�ncia de intelig�ncia dos EUA, Snowden ganhou notoriedade mundial no ano passado ao revelar que Washington, por meio da NSA, espionava milh�es de cidad�os estrangeiros, entre os quais chefes de Estado e dirigentes de empresas.
O material divulgado pelo norte-americano demonstrou, por exemplo, que os Estados Unidos monitoraram, entre outras autoridades, a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alem� Angela Merkel.

Desde que as den�ncias de Snowden foram publicadas, o Minist�rio das Rela��es Exteriores tem informado � imprensa que o ex-agente jamais formalizou pedido de asilo ao Brasil.
"N�o � uma resposta que se d� com um "sim" ou "n�o". Se chegar o pedido, ser� analisado, mas n�o chegou", disse Figueiredo a jornalistas nesta segunda, ao chegar no Pal�cio do Itamaraty.

Ao Fant�stico, Snowden disse que "adoraria" morar no Brasil. "Eu adoraria morar no Brasil. De fato, eu j� pedi asilo ao governo brasileiro. (...) Quando eu estava no aeroporto [de Moscou, na R�ssia], mandei um pedido a v�rios pa�ses. O Brasil foi um deles. Foi um pedido formal", disse Snowden na entrevista.

Questionado sobre o fato de o governo brasileiro negar que ele tenha feito pedido de asilo, Snowden afirmou que a resposta se trata de "novidade" para ele e que talvez algum procedimento n�o tenha sido respeitado.

O delator da espionagem indiscriminada das ag�ncias de intelig�ncia norte-americanas ressaltou ainda que n�o ir� oferecer documentos ao governo brasileiro em troca de asilo.
"Absolutamente, n�o [oferecer documentos ao Brasil]. Primeiro, eu n�o tenho documentos a oferecer. Eu nunca cooperaria com um governo em troca de asilo. Asilo deve ser dado por raz�es humanit�rias", concluiu.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir