Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2014

Sistema Cantareira pode secar em outubro, diz Sabesp
Previs�o feita pela companhia de �gua � para cen�rio de chuva escassa. Volume acumulado no Cantareira chegou a 24,6% nesta ter�a-feira (3).
Sistema Cantareira pode secar em outubro, diz Sabesp
Foto: g1.globo.com

A Companhia de Saneamento B�sico do Estado de S�o Paulo (Sabesp) anunciou nesta ter�a-feira (3) que a �gua dos reservat�rios do Sistema Cantareira pode acabar no dia 27 de outubro. A informa��o foi divulgada por meio de um comunicado do grupo t�cnico respons�vel por acompanhar a crise no Cantareira, que abastece mais de 8 milh�es de pessoas na Grande S�o Paulo e enfrenta falta de chuvas desde dezembro. Segundo a companhia, a hip�tese vale para o cen�rio em que a entrada de �gua no sistema seja igual ou menor a 50% das m�nimas hist�ricas j� registradas.

Nesta ter�a-feira, o volume acumulado do Cantareira chegou a 24,6%, ap�s um dia com 0,4 mil�metro de chuva. Desse total, 18,5% v�m do fundo dos reservat�rios, o chamado "volume morto", que come�ou a ser usado em 15 de maio.

Para que a �gua do Cantareira se mantenha dispon�vel � popula��o at� 30 de novembro, data inicial projetada para durar a reserva do volume morto, seriam necess�rios outros 51 milh�es de metros c�bicos. Esse dado tamb�m � do comit� anticrise, chamado de Grupo T�cnico de Assessoramento para gest�o do Sistema Cantareira (GTAG) e formado por representantes da Sabesp, do Comit� das Bacias Hidrogr�ficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundia� (Comit� PCJ) e do Comit� da Bacia Hidrogr�fica do Alto Tiet� (CBH-AT). O grupo foi criado pela Ag�ncia Nacional de �guas (ANA) e pelo Departamento de �gua e Energia El�trica (Daee) de S�o Paulo.

Apesar disso, a Sabesp disse na nota que esse "volume � suficiente para o abastecimento at� mar�o de 2015, no ponto alto do per�odo das chuvas", e que a previs�o do comit� para outubro ocorreu utilizando as proje��es mais pessimistas. Esse cen�rio desfavor�vel considera aflu�ncias (entrada de �gua) de 25% a 50% do total das m�nimas hist�ricas.

Redu��o na vaz�o

Al�m do dado sobre uma poss�vel seca em outubro, o comunicado mostrou uma hipot�tica solu��o da Sabesp para as recomenda��es feitas pelo comit� em comunicado anterior. Nele, o grupo t�cnico pediu � companhia que considerasse um "cen�rio mais desfavor�vel" ao realizar planos de extra��o de �gua dos reservat�rios.

Na ocasi�o, a Sabesp informou que pretendia retirar dos quatro principais reservat�rios do Cantareira uma m�dia de 22,2 mil litros por segundo entre junho e novembro. Agora, no novo cen�rio, a companhia disse que passaria a retirar em m�dia 21,2 mil litros por segundo at� novembro.

Por�m, em nota, a Sabesp respondeu que "mant�m as suas proje��es inicialmente apresentadas" e que o comit� "obrigou a companhia a apresentar proje��es muito mais pessimistas, que seriam 50% e 75% inferiores � m�nima hist�rica". A companhia destacou tamb�m que "trata-se de mera recomenda��o do GTAG que ser� ainda avaliada".

A redu��o da retirada de �gua das represas do Sistema Cantareira vem sendo adotada desde o in�cio do ano. No dia 13 de mar�o, a vaz�o captada passou de 33 metros c�bicos por segundo para 27,9 metros c�bicos por segundo, por determina��o da ANA.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir