Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-06-2014

Assad vence eleição presidencial na Síria
O presidente sírio, Bashar al-Assad, e a sua mulher, Asma, votam na eleição presidencial, em Damasco, na Síria, na terça-feira.
Assad vence eleição presidencial na Síria
REUTERS/SANA/Divulgação

BEIRUTE (Reuters) - O presidente da Síria, Bashar al-Assad, conquistou 88,7 por cento dos votos na eleição presidencial síria, afirmou o chefe do Parlamento, Mohammad al-Laham, nesta quarta-feira, garantindo um terceiro mandato, apesar dos três anos de uma guerra civil que começou com protestos populares contra o seu regime.

Inimigos de Assad rejeitaram a eleição como uma farsa, dizendo que os dois adversários relativamente desconhecidos não ofereceram nenhuma alternativa real e que nenhuma pesquisa realizada em meio à guerra civil poderia ser considerada credível.

"Eu declaro a vitória do doutor Bashar Hafez al-Assad como presidente da República Árabe da Síria com uma maioria absoluta dos votos expressos nas eleições", disse Laham em um discurso transmitido pela televisão a partir do seu escritório no Parlamento sírio.

O tribunal constitucional da Síria disse anteriormente que o comparecimento na eleição de terça-feira e uma nova rodada de votação para os expatriados sírios somaram 73 por cento.

As autoridades sírias haviam descrito a vitória prevista como um apoio à campanha de três anos de Assad contra aqueles que lutam para derrubá-lo.

A votação ocorreu em áreas controladas pelo governo da Síria, mas não em grandes partes do norte e leste do país mantidas por rebeldes que lutam para acabar com 44 anos de governo da família Assad.

O conflito já matou 160 mil pessoas, fez com que 3 milhões fugissem para o exterior como refugiados e deixou muitos desalojados dentro da Síria.

(Reportagem de Dominic Evans)

Assad vence eleição presidencial na Síria com 88,7% dos votos


Fonte: http://br.reuters.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir