Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2014

Metrô pede para Justiça considerar greve dos metroviários abusiva
Pedido foi feita ao Tribunal Regional do trabalho nesta quinta. Geraldo Alckmin acha que paralisação tem motivações políticas.
Metrô pede para Justiça considerar greve dos metroviários abusiva
Foto: g1.globo.com

O Metrô pediu nesta quinta-feira (5) para a Justiça decretar a greve dos metroviários abusiva, como informou o SPTV. O pedido foi protocolado no Tribunal Regional de Trabalho (TRT). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) considerou a paralisação abusiva e motivada por questões políticas. A paralisação prejudicou 4,6 milhões de usuários.

"Nós vamos entrar com os dois pedidos de greve abusiva e todas as suas consequências civis e trabalhistas e, ao mesmo tempo, com o pedido de dissídio. Espero que o tribunal decida. Então, é cumprir a decisão do tribunal. Espero que resolva ainda hoje", declarou o governador.

Segundo Alckmin, a proposta oferecida pelo Metrô equivale ao dobro da inflação. "Não tem o menor sentido uma greve que prejudica a população. Um pequeno grupo, muito político, para levar consequências, paralisação, caos, bagunça sem a menor razão de ser", afirmou.

Antes da assembleia em que a greve foi aprovada, a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério determinou que os funcionários mantivessem, nos horários de pico, o número de trabalhadores necessários para garantir 100% da operação das linhas caso a greve fosse aprovada. O sindicato informou que não cumpre a determinação porque não foi notificado antes da assembleia.

Desde a madrugada desta quinta, a categoria suspendeu as atividades parcialmente ns linhas Azul, Verde e Vermelha para reinvindicar um aumento de 16,5%. O Metrô oferece 8,7%.

Uma reunião com representantes do Metrô e dos grevistas, ocorrida nesta manhã, terminou sem acordo na Delegacia do Trabalho, como informou o SPTV. Às 15h30, uma nova audiência de conciliação acontecerá no TRT.

Por volta de meio dia, a Linha 1-Azul operava da estação Ana Rosa até Luz. Já a Linha 2-Verde operava da Ana Rosa até Vila Madalena e a Linha 3-Vermelha opera de Bresser-Mooca até Marechal Deodoro. As linhas 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, e 5-Lilás operavam normalmente.

Nesse horário, a situação era tranquila. Mas, por volta das 7h, houve depredação na estação Itaquera do Metrô e da CPTM, na Zona Leste da capital. Segundo um funcionário da CPTM, cerca de 30 pessoas derrubaram os portões das duas entradas. Os passageiros pularam a catraca para acessar a plataforma do trem. A Polícia Militar foi ao local. Em cima da plataforma da CPTM, manifestantes jogaram líquido de extintor de incêndio na estação.

Por causa da paralisação, o rodízio de veículos foi suspenso e o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), da São Paulo Transporte (SPTrans), será acionado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir