Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 05-06-2014

NSA adultera equipamentos de rede para espionar internet .
Jornalista lan�a livro sobre esc�ndalo revelado por Edward Snowden. Ao G1, ele diz que EUA usam espionagem para fins econ�micos.
NSA adultera equipamentos de rede para espionar internet .
Foto: Isabela Marinho/G1

Um ano ap�s a espionagem em escala mundial realizada pela Ag�ncia Nacional de Seguran�a Americana (NSA), dos Estados Unidos , ter sido revelada pelo t�cnico Edward Snowden e o jornalista Glenn Greenwald, o rep�rter apresenta novos detalhes sobre o caso em um livro rec�m-lan�ado.
"Sem lugar para se esconder" (Editora Sextante) relata como a NSA coleta dados de pessoas no mundo inteiro, reitera que os EUA t�m interesse em informa��es econ�micas dos pa�ses espionados e mostra de que forma a ag�ncia norte-americana intercepta produtos como roteadores comutadores de rede quando eles est�o em tr�nsito para os consumidores.
Segundo Greenwald, a ag�ncia abre pacotes, implanta dispositivos de vigil�ncia nos aparelhos, e os devolve lacrados para os usu�rios sem que eles saibam disso.
"Eles abrem o produto e colocam um programa para todos as informa��es, todos os dados irem para a NSA, fecham o pacote e mandam para a pessoa que comprou. E esses produtos s�o usados para dar servi�os de internet para muitas pessoas", disse Greenwald.
No livro, Greenwald traz bastidores das entrevistas com o ex-funcion�rio terceirizado da NSA no Hava�, Edward Snowden, que, ap�s as den�ncias, segue recluso em localiza��o desconhecida na R�ssia."No livro est�o muitos documentos mostrando que o objetivo da NSA n�o � monitorar comunica��es entre terroristas ou pessoas que est�o planejando viol�ncia. O objetivo � coletar informa��es na internet e no telefone sobre o que todas as pessoas do mundo est�o fazendo", contou o jornalista. Ele diz que o maior foco da espionagem norte-americana � no setor econ�mico, o que a NSA nega veementemente fazer.
Greenwald afirmou, em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (5), que os EUA acusam o governo da China de fazer espionagem econ�mica, mas que os americanos fazem o mesmo.
De acordo com o jornalista -- que deixou a profiss�o de advogado ap�s o atentado ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001-- o livro traz novidades sobre os programas usados para interceptar comunica��es de internet e telefones celulares realizadas a partir de avi�es, al�m de novas informa��es sobre como a NSA atua com ag�ncias de intelig�ncia estrangeiras, como as financia, quais s�o seus alvos de espionagens e como elas trabalham juntas.
Greenwald afirmou que o governo americano est� usando o terrorismo para justificar atos como "invadir o Iraque, fazer tortura e prender pessoas".
Segundo o autor de "Sem lugar para se esconder", uma investiga��o feita pelo governo americano para entender porque o ataque de 11 de setembro p�de acontecer sem os Estados Unidos ficarem sabendo mostrou que o problema n�o foi a NSA n�o coletar informa��o suficiente."O problema era o oposto. Eles tinham informa��o para saber que o ataque estava sendo planejado, mas eles n�o conseguiam entender o significado do que coletaram. Depois disso eles resolveram coletar tudo e o problema piorou. Quando voc� est� ouvindo liga��es da [chanceler da Alemanha] Angela Merkel ou da Dilma, ou lendo e-mails da Petrobras, voc� n�o est� mantendo o foco de ter informa��es de pessoas que v�o atacar os Estados Unidos", disse.
Paranoico
Ap�s ter trazido � tona o maior caso de espionagem do mundo, o jornalista diz que se sente amea�ado pelo governo dos EUA desde a primeira mat�ria que publicou sobre o caso. No entanto, tenta esquecer os riscos para "n�o ficar paranoico".
Ele voltou a falar sobre a necessidade de os governos - inclusive o brasileiro - se precaverem em rela��o � privacidade investindo em tecnologia de criptografia. "� muito mais f�cil proteger a privacidade na internet do que destruir. Criptografia n�o � muito dif�cil em compara��o com o desafio de invadir a privacidade. M�dicos, advogados e jornalistas que tenham que proteger pacientes, clientes e fontes precisam usar a criptografia", defendeu Greenwald.

O jornalista considera a aprova��o do Marco Civil positiva, mas acredita que a falta de puni��o rigorosa deixou a lei fraca. "Essa lei precisa de muito mais limites sobre o que as empresas privadas precisam fazer, como o Facebook e o Google. � mais dif�cil porque eles t�m muito poder. Os governos precisam se posicionar e dizer a essas empresas que se elas fornecem dados de usu�rios para a NSA, que elas n�o podem permanecer no pa�s. E o Marco Civil n�o tem isso", opinou o jornalista.

Fonte: Reda��o g1.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir