Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-06-2014

Princesas sauditas presas usam internet para pedir liberdade
Sahar Bint Abdullah Al-Saud, usando um hijab (v�u que cobre o cabelo) diz que o rei e seus meio-irm�os Mutaib e Abdelaziz as est�o privando h� mais de uma d�cada de comida e �gua
Princesas sauditas presas usam internet para pedir liberdade
REPRODU��O/YOUTUBE

Duas das quatro filhas do rei da Ar�bia Saudita, Abdullah, que denunciaram em mar�o estar presas pelo pai, publicaram na �ltima quinta-feira, 5, um v�deo no YouTube onde solicitam ajuda � comunidade internacional para serem libertadas.

Sahar Bint Abdullah Al-Saud, usando um hijab (v�u que cobre o cabelo) diz que o rei e seus meio-irm�os Mutaib e Abdelaziz as est�o privando h� mais de uma d�cada de comida e �gua.

"Estamos destilando �gua do mar e comendo comida vencida", disse no v�deo. "Est�o nos matando de fome."
As garotas ainda criticam que "o mundo inteiro esteja vendo o que est� acontecendo e esteja esperando que algum tipo de trag�dia aconte�a".

Yawaher, a outra irm� presente no v�deo, pede �s organiza��es de direitos humanos, as Na��es Unidas, ativistas, l�deres e governos que "venham e vejam por eles mesmos o ato criminoso que est� sendo cometido aqui nesta casa".

A irm� ainda continua sua declara��o e acusa a comunidade internacional de ser "respons�vel e c�mplice do rei saudita e seus filhos neste ato criminoso".

"N�o aceitamos o argumento que seja uma disputa familiar. N�o pode ter suas filhas sequestradas e chamar isso de disputa familiar, negando-lhes direitos humanos, comida, �gua, o direito a viver ou a movimentar-se", lamenta Sahar.

De acordo com o site G1, Sahar afirma que n�o v�o parar seus protestos e que usar�o a internet para isso, cujo acesso lhes � permitido, segundo ela, para desacredit�-las.

Sahar e Yawaher Bint Abdullah Al-Saud denunciaram no �ltimo m�s de mar�o serem prisioneiras de seu pr�prio pai, o rei Abdullah bin Abdul Aziz, a quem acusam de mant�-las encarceradas h� 13 anos, junto com outras duas irm�s, em duas casas no interior do pal�cio real da cidade de Jid�.

A m�e delas, Alanoud Alfayez, ex-mulher do rei, chegou a enviar uma carta � Barack Obama pedindo ajuda para libertar suas quatro filhas.

"Algu�m tem que intervir. Minhas filhas n�o s�o criminosas, n�o mataram ningu�m", relatou Alanoud Alfayez.

"H� 13 anos, Sahar, Maha, Hala e Jawaher est�o sob pris�o domiciliar, est�o morrendo de fome e precisam ser libertadas imediatamente", declarou a jordaniana de 57 anos, que vive em Londres desde o seu div�rcio, em 2003.

Diplomatas na Ar�bia Saudita disseram que as princesas est�o detidas na cidade de Jeddah, por�m podem circular com guarda-costas.

Lord Anthony Lester, que foi advogado de Alanoud Alfayez, explicou que h� oito anos tentou sem sucesso libert�-las, porque o rei recusou-se a cooperar.

Princesas sauditas presas usam internet para pedir liberdade.

Sahar Bint Abdullah Al-Saud, usando um hijab (v�u que cobre o cabelo) diz que o rei e seus meio-irm�os Mutaib e Abdelaziz as est�o privando h� mais de uma d�cada de comida e �gua

Fonte: http://www.opovo.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir