Categoria Educação  Noticia Atualizada em 08-06-2014

MEC vai exigir carga horária no SUS para estudantes de medic
Os cursos superiores de medicina vão mudar a partir de 2016. Entre as alterações estão a aplicação de uma prova bienal
MEC vai exigir carga horária no SUS para estudantes de medic
www.redeto.com.br

Os cursos superiores de medicina vão mudar a partir de 2016. Entre as alterações previstas estão a aplicação de uma prova bienal aos estudantes e a reserva de 30% da carga horária do internato na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do SUS.

As propostas fazem parte de um parecer do Conselho Nacional de Educação, homologado na sexta-feira (6) pelo ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo o documento, as graduações terão um ano para aplicar as novas diretrizes às turmas abertas após a data de ontem.

Quem já está cursando medicina pode optar por concluir o curso sem seguir as novas regras. Com a aprovação do texto, estudantes de medicina terão de fazer, a partir de 2016, exames bienais para comprovar o conhecimento adquirido no curso.

O resultado será classificatório para o ingresso na residência. O Inep - órgão do MEC responsável pelo Enem - será o responsável por realizar o exame. Fica definido ainda que, a partir de 2019, o número de vagas de residência médica deverá ser equivalente à quantidade de estudantes egressos do curso no ano anterior.

Já a USP, principal universidade do país, pretende mudar a seleção de novos alunos - fazendo com que a Fuvest deixe de ser a única porta de entrada. Entre as novas possibilidades estão a inclusão de sistema de cotas e a distribuição de bolsas para alunos que se destacarem em escolas e competições científicas, como acontece nos Estados Unidos.

MEC vai exigir carga horária no SUS para estudantes de medicina

Os cursos superiores de medicina vão mudar a partir de 2016. Entre as alterações estão a aplicação de uma prova bienal

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir