Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-06-2014

Cheia no Rio Paraná deixa 200 famílias desalojadas em Foz do Iguaçu
Na região da Ponte da Amizade, nível do rio subiu 16 metros em 25 horas. Por causa das chuvas; hidrelétrica de Itaipu precisou abrir vertedouro.
Cheia no Rio Paraná deixa 200 famílias desalojadas em Foz do Iguaçu
Foto: g1.globo.com

A cheia no Rio Paraná deixou 193 famílias desalojadas e sete desabrigadas em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, entre domingo (8) e a manhã desta terça-feira (10), conforme levantamento da Defesa Civil. As áreas mais atingidas são às que ficam às margens do Rio Boicy, que é represado e acaba invadindo as casas dos ribeirinhos. Até o local afetado, só é possível chegar de barco. Em um clube de pesca da cidade, a água cobriu os boxes das embarcações e o restaurante na área mais alta.

De acordo com o Boletim Hidrológico de Itaipu divulgado na manhã desta terça, o nível do Rio Paraná subiu 16 metros em 25 horas - a metade do tempo de situações semelhantes - e, à meia-noite, chegou a 124,98 metros na Ponte da Amizade, entre o Brasil e o Paraguai. A marca é a terceira maior já registrada na região, abaixo apenas das atingidas nas cheias de 1983 e de 1992. Estima-se que 500 casas sejam atingidas, a maioria no lado paraguaio. A previsão é de mais chuvas para a região a partir de sábado (14).

Com o grande volume de água que tem chegado ao reservatório da Usina de Itaipu, foi preciso abrir o vertedouro da hidrelétrica. As calhas estão abertas desde sábado (7). A vazão do excedente escoado chegou a 9,7 milhões de litros de água por segundo nesta terça. Espetáculo semelhante pode ser visto por quem passa pela BR-158, vizinha à Usina de Salto Santiago, entre Rio Bonito do Iguaçu e Saudade do Iguaçu, no sudoeste do estado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir