Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-06-2014

Angelina Jolie propõe ações para acabar com a violência sexual
"Tem sido um longo caminho até aqui", disse atriz, em reunião em Londres. Ela pede proteção a vítimas de estupro em zonas de guerra.
Angelina Jolie propõe ações para acabar com a violência sexual
Foto: g1.globo.com

A atriz Angelina Jolie e o secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, prometeram nesta terça-feira (10) ações práticas na primeira reunião mundial para acabar com a violência sexual em conflitos, punir os responsáveis e ajudar as vítimas.

Cerca de 1.200 ministros governamentais, militares, autoridades judiciais e ativistas de aproximadamente 150 países vão participar da reunião de 10 a 13 de junho que pede ações para proteger mulheres, crianças e homens de estupro e ataques sexuais em zonas de guerra.
Hague e Jolie, enviada especial do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), disseram que a conferência é o resultado de dois anos de trabalho e que eles querem ações concretas para capturar e punir os responsáveis por esses crimes e dar suporte às vítimas.
"Tem sido um longo caminho até aqui", disse Jolie, ganhadora do Oscar, à multidão de imprensa enquanto chegava ao centro ExCel, nas docas de Londres. Hague disse que o encontro, que terá a participação do Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pressionará por padrões internacionais no registro e investigação de crimes como o estupro.

A recente série de casos chocantes de violência contra a mulher, incluindo o sequestro de 200 garotas nigerianas, o apedrejamento até a morte de uma mulher grávida no Paquistão e o estupro coletivo e assassinato de duas adolescentes indianas devem aumentar a pressão sobre a comunidade internacional por ação, mais que apenas promessas.
Na quarta-feira, a reunião deve chegar a um acordo sobre o primeiro protocolo internacional para documentar e investigar violência sexual em conflitos. No dia seguinte haverá uma reunião ministerial sobre segurança na Nigéria e as garotas desaparecidas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir