Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Teste do coraçãozinho passa a fazer parte da triagem neonatal do SUS
Já oferecido em algumas maternidades da rede pública de saúde, o exame de oximetria de pulso, mais conhecido como Teste do Coraçãozinho, agora será realizado como parte da triagem neonatal em todo o Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com uma portaria
Teste do coraçãozinho passa a fazer parte da triagem neonatal do SUS
Foto: www.maratimba.com

O exame é capaz de detectar precocemente cardiopatias graves e diminui o percentual de recém-nascidos que recebem alta sem o diagnóstico de problemas que podem levar ao óbito ainda no primeiro mês de vida. No teste, uma pulseira é colocada no pulso e no calcanhar da criança para medir a oxigenação no sangue, o que confirma se o coração está trabalhando normalmente. Em caso de suspeita, um ecocardiograma deve ser solicitado.

É importante que o exame seja feito entre 24 e 48 horas após o nascimento. Isso porque no primeiro dia de vida, algumas alterações no organismo do recém-nascido podem atrapalhar o resultado. Após as primeiras 24 horas e até o segundo dia de vida, o risco de erro diminui de forma significativa, mas o período ainda é considerado seguro para o diagnóstico das cardiopatias críticas.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatra indicam que, em cada mil bebês nascidos vivos, de oito a dez podem apresentar malformações congênitas e, desses, dois podem apresentar cardiopatias graves, em que há a necessidade de intervenção médica o mais rápido possível.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir