Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Grupo acusado de ligação com Black Blocs é alvo de operação
Grupo de dez ativistas foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre ligação com o movimento Black Bloc
Grupo acusado de ligação com Black Blocs é alvo de operação
Foto: exame.abril.com.br

Rio de Janeiro - Um grupo de dez ativistas com ligações ao movimento Black Bloc foi conduzido nesta quarta-feira à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) na Cidade da Polícia, no Jacaré, no subúrbio do Rio de Janeiro, para prestar esclarecimentos.

A ação, que ocorre na véspera da abertura da Copa do Mundo, faz parte de um inquérito que corre sob sigilo, enquanto os ativistas, segundo o grupo Anonymous Rio, teriam sido notificados sobre um possível interrogatório em um processo que investiga a compra ilegal de fogos de artifício.

Entre os ativistas, está a estudante Elisa de Quadros Pinto Sanzi, conhecida como "Sininho" e que se destacou pela militância nos protestos do ano passado.

A jovem, que chegou a ser presa no último mês de outubro junto a outras 63 pessoas, era considerada uma das líderes dos Black Blocs.

A Polícia Civil não esclareceu os motivos da operação e nem se a mesma tem alguma relação com a investigação pela morte do cinegrafista da "TV Bandeirantes" Santiago Andrade, ocorrida em fevereiro, quando ele cobria uma manifestação no centro do Rio.

Apesar dos protestos contra a realização da Copa terem perdido a força nas últimas semanas, essa hipótese figura entre as principais preocupações das autoridades responsáveis por garantir a segurança durante a competição, que começa amanhã e se estende até o dia 13 de julho.

Neste aspecto, o governo disse que tolerará as manifestações desde que as mesmas não sejam violentas e nem ameacem a locomoção dos torcedores em direção aos estádios em que as partidas serão realizadas.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir