Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2014

Exército ucraniano recupera o porto de Mariupol
Após uma longa luta contra os rebeldes separatistas da Rússia, esta madrugada, as tropas do Governo da Ucrânia conseguiram retomar o controlo do porto da cidade de Mariupol, na região de Donetsk, no Leste do país.
Exército ucraniano recupera o porto de Mariupol
Foto: dn.pt

Deste confronto resultaram cinco mortes de rebeldes russos e, pelo menos, quatro soldados ucranianos ficaram feridos, estando um deles em estado grave. Segundo o Presidente Petro Poroshenko, "graças ao heroísmo das Forças Armadas da Ucrânia, a situação foi estabilizada em Mariupol".

Aparentemente os confrontos começaram após a entrada de tanques russos em várias cidades da região de Donetsk, o que provocou avivou a tensão entre Moscovo e Kiev e, consequentemente, entre Poroshenko e Vladimir Putin, o Presidente russo. Autoridades ucranianas revelaram à BBC que os tanques vieram do lado russo da fronteira e que foram atacados por tropas ucranianas, mas não há confirmação de que os veículos tenham vindo da Rússia.

O Ministério da Defesa ucraniano informou também que numa estrada perto de Snizhne, comboios de rebeldes que transportavam armas, incluindo lança-rockets de fabrico russo foram também destruídos. Entretanto, a Rússianegou as acusações de que havia penetrado no território ucraniano.

Centenas de civis e militares já foram mortos desde que as regiões separatistas pró-russas de Donetsk e Luhansk se proclamaram independentes. A operação desta sexta-feira parece ter sido "um sucesso depois de muitos contratempos para as forças ucranianas", diz uma fonte da BBC, já que o Mariupol tem sido disputada intensamente pelos rebeldes russos.

Fonte: dn.pt
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir