Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-06-2014

Veja o capacete que deteta um derrame cerebral

Veja o capacete que deteta um derrame cerebral
Foto: g1.globo.com

Um "capacete microondas", como � carinhosamente designado, pode detetar a exist�ncia de um derrame ou um co�gulo no c�rebro. Ao acelerar o diagn�stico, o equipamento poder� ser fundamental no campo da sa�de neurol�gica.
Uma equipa de cientistas da Universidade de Tecnologia Chalmers e do Hospital Universit�rio Sahlgrenska, na Su�cia, desenvolveu um capacete capaz de identificar a exist�ncia de um derrame ou de um co�gulo no c�rebro.

Carinhosamente batizado pelos autores de "capacete microondas", o equipamento usa precisamente esta t�cnica (microondas) para sondar se um paciente sofreu uma hemorragia ou apresenta algum co�gulo, acelerando o diagn�stico.

"A possibilidade de descartar a hemorragia j� na ambul�ncia � um grande avan�o que trar� muitos benef�cios no tratamento de derrame agudo", salientou o investigador Mikael Persson, ao explicar as vantagens do aparelho � BBC.

Nos testes realizados at� ao momento estiveram envolvidos 45 pacientes. O equipamento aproveita a estrutura radial (como se fosse o capacete de um ciclista) para mapear o c�rebro atrav�s das microondas.

A expetativa dos cientistas � que o "capacete microondas" seja um substituto (mesmo que tempor�rio) da tomografia computadorizada, que n�o est� dispon�vel em todos os hospitais e demora mais tempo a apresentar os resultados.
Se o aparelho for bem sucedido poder� ser disponibilizado como um equipamento port�til (em ambul�ncias ou almofadas em lares de idosos, por exemplo), servindo de diagn�stico preliminar que depois seja confirmado atrav�s de uma tomografia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir